PUBLICIDADE

Concluído relatório do pouso forçado de avião que deixou feridos no MT

PUBLICIDADE

Uma falha no motor obrigou o piloto a fazer um pouso forçado, no incidente envolvendo um avião monomotor Cessna Aircraft, no dia 23 de janeiro deste ano, em Pontes e Lacerda (região Sudoeste), resultando no ferimento dele e do tripulante. É o que consta no histórico do voo, no relatório final do acidente, concluído pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa). Ele havia partido de uma pista não homologada, de uma fazenda, e seguia para um aeródromo na cidade. Após 50 minutos, o pouso forçado foi feito em uma mata, dentro de um sítio.

No documento consta que a aeronave encontrava-se com o Certificado de Aeronavegabilidade (CA) cancelado desde 15 de dezembro de 2009 em virtude de não ter realizado Inspeção Anual de Manutenção. É apontado ainda que o piloto encontrava-se com o Certificado Médico Aeronáutico (CMA) vencido desde 20 de agosto de 2005 e com a habilitação para Monomotor Terrestre vencida desde outubro de 2004.

“Tendo em vista que a aeronave encontrava-se com o Certificado de Aeronavegabilidade cancelado, tornou-se irrelevante atestar as condições de operação do motor”, aponta o relatório. Consta também, que “não foi possível atestar as aptidões psicofísicas do piloto, para exercer funções a bordo de aeronaves, uma vez que seu CMA estava vencido”.

O Cenipa aponta terem sido emitidas recomendações de segurança de Voo à ANAC, decorrentes de eventos similares, com vistas ao incremento da fiscalização, no âmbito da aviação civil. Também, foram emitidas recomendações vistas a difundir a conscientização da necessidade do cumprimento dos Regulamentos Brasileiros da Aviação Civil.

O Cenipa informou não ser o foco do relatório “quantificar o grau de contribuição dos fatores contribuintes, incluindo as variáveis que condicionaram o desempenho humano sejam elas individuais, psicossosiais ou organizacionais que interagiram propiciando o cenário favorável ao acidente”.

 

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Motociclista bate em lateral de ponte e morre em Mato Grosso

Um homem identificado como Sandovaldo Santos Alves, de 55...
PUBLICIDADE