A Companhia de Saneamento da Capital (Sanecap) está concluindo a primeira etapa do Programa de Levantamento Socioeconômico, que realiza pesquisa para coletar informações sobre o perfil socioeconômico da população cuiabana. Nesta primeira etapa, a pesquisa foi realizada nos bairros São João Del Rey, Novo Milênio, Jardim Fortaleza, Vila Nova, Osmar Cabral e Santa Laura.
A diretora Comercial da Sanecap, Cilbene Rocha explica que o objetivo da pesquisa é obter dados para a atualização cadastral do setor comercial. "Esta pesquisa vai nos dar informações sobre quem são nossos clientes e o perfil socioeconômico deles. A partir dessas informações será possível determinar o tipo de ação é necessário realizar em cada bairro e, consequentemente melhorar a qualidade de vida da população", observou a diretora.
De acordo com Cilbene Rocha, entre as ações que serão desenvolvidas nestes bairros está a padronização de ramais e cavaletes, o que possibilitará identificar ligações inadimplentes e reduzir o desperdício de água. "Existem bairros em Cuiabá em que a inadimplência chega a 97%, o que prejudica o faturamento da empresa e a cobrir os custos operacionais".
As equipes de pesquisa são formadas por estagiárias do curso de Serviço Social de Universidades de Cuiabá. Paralelamente à pesquisa, a Sanecap realizou palestras educativas nas escolas da região, que foram coordenadas pela equipe da Assessoria de Lideranças Comunitárias (ASLC)