Falta pouco para Sinop entrar na lista das cidades com vôos noturnos. As obras de iluminação e balizamento da pista foram concluídas e devem receber apenas alguns ajustes, nos próximos dias. Um teste já foi feito, na semana passada, para averiguar o funcionamento do sistema. Ainda não confirmado quando a Aeronáutica fará a inspeção para liberar os vôos noturnos.
As obras começaram em julho passado, após liberação de, aproximadamente, R$ 1 milhão, pelo Ministério do Turismo, além da contrapartida da prefeitura. Mas, mesmo com o sistema implantado, o município terá que esperar a conclusão das obras de recapeamento da pista, que tem 1,6 mil metros, para oferecer vôos com aeronaves de médio porte.
A exigência é da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), já que apresentava algumas deformações e não ofereceria condições de segurança para pouso e decolagem de aviões maiores. Desde o dia 7, equipes estão trabalhando no local. Na quinta-feira, o aeroporto foi interditado e será reaberto hoje, às 11 horas. O fechamento da pista será necessário nos próximos três finais de semana.
Duas empresas já demonstraram interesse em operar no município com vôos noturnos. Uma delas é a BRA que já atua na região, com uma aeronave modelo boeing 737, com decolagem às 05h50 e pouso às 22h15, em Alta Floresta. Com a nova linha, Sinop passa a integrar rotas para outras capitais.