PUBLICIDADE

Concluída 2ª etapa de intervenções na Usina Hidrelétrica de Colíder e sem previsão de rebaixamentos

PUBLICIDADE
Só Notícias/Wellinton Cunha (foto: assessoria/arquivo)

A Axia Energia, anteriormente Eletrobras, informou, hoje, em nota, que concluiu a segunda etapa das intervenções previstas na usina hidrelétrica de Colíder. A companhia esclareceu que a fase foi “realizada conforme o planejamento, após diagnóstico técnico que identificou a necessidade de injeção de material no subsolo da estrutura para preencher vazios detectados”. A nota diz ainda que “não houve intercorrências durante as atividades, e a usina segue estável e em operação” e que “o reservatório permanece no nível atual, sem previsão de novos rebaixamentos”.

Em outubro, a empresa já havia comunicado a conclusão da fase de diagnóstico técnico, que envolveu testes com diferentes equipamentos e tecnologias, conduzidos por equipes especializadas. Esse estudo indicou a necessidade das intervenções agora concluídas. O monitoramento integral da hidrelétrica será mantido, e novos testes devem ser realizados nos próximos meses, com apoio de um painel de especialistas externos, para avaliar se serão necessárias outras ações, de acordo com a empresa.

Conforme Só Notícias informou, o rebaixamento do reservatório começou em agosto, quando foram detectadas falhas em quatro dos 70 drenos da estrutura. A medida, adotada para garantir a segurança da barragem, provocou mortandade de peixes, prejuízos à pesca, interferência na navegação e impactos no turismo regional. A prefeitura de Colíder apontou que, com a redução do nível do lago e queda na geração de energia, o município registrou perda estimada em R$ 100 mil mensais na arrecadação.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE