A concessionária Via Brasil confirmou, há pouco, ao Só Notícias, que já iniciou as obras recuperação do trecho de 188,2 quilômetros das rodovias MT-320 e MT-208 entre Colíder, Nova Santa Helena, Nova Canaã do Norte, Alta Floresta e Carlinda. Maquinários das empreiteiras contratadas pela empresas então fazendo corte do asfalto, retirando cascalho solto, colocando Concreto Betuminoso Usinado Quente (CBUQ) e fazendo a compactação. Durante o período, o tráfego de veículos segue no sistema ‘Pare e Siga’.
O termo de transferência da rodovia para iniciativa privada foi assinado, em maio, pelo secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Marcelo de Oliveira, o secretário adjunto de Concessão e Logística, Huggo Waterson e o presidente da concessionária, César Menezes, na sede da Sinfra. O prazo de concessão é de 30 anos. Os trabalhos de revitalização e manutenção do trajeto beneficiarão de forma direta 112 mil pessoas residentes em cinco municípios do Nortão.
Conforme Só Notícias já informou, o consórcio adquiriu o direito de administrar o trecho em leilão realizado na Bolsa de Valores de São Paulo (B3), em fevereiro passado, e só assinou o contrato com o governo no dia 12 de abril deste ano, em cerimônia no Palácio Paiaguás. O grupo detém ainda a concessão do trecho da MT-100, entre os municípios de Alto Araguaia e Alto Taquari, na região sul do Estado.
Conforme o contrato, no trecho em questão serão instaladas três praças de pedágio. Uma delas na MT-320, Km 14,7 – nas proximidades de Colíder. Outra também na MT-320, Km 59,8, em Nova Canaã do Norte e a terceira na MT-208, KM 23, no município de Alta Floresta. O valor será de R$ 7,90, cada trecho.