As panes veiculares foram responsáveis pela interrupção de uma viagem a cada 12 minutos na BR-163, de Sinop a Itiquira (850 km) durante o feriado prolongado do Dia do Trabalhador, entre a última quarta-feira até ontem (30 a 4). A concessionária Nova Rota do Oeste informou que 609 motoristas pararam por problemas mecânicos, elétricos, nos pneus, pane seca e superaquecimento do motor. Em média, foram registrados 122 casos por dia.
Os dados da concessionária indicam ainda que as panes mecânicas representaram 73% dos atendimentos prestados na principal rodovia de Mato Grosso. Em 53% dos casos, os motoristas puderam seguir viagem após o apoio prestado pela empresa.
O diretor de Operações e Tecnologia da Nova Rota, Wilson Ferreira, destaca que o cuidado com o veículo deve fazer parte da rotina dos motoristas, pois evita atrasos nas viagens e, especialmente, reforça a segurança viária. “A relevância desse assunto está prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) em vários artigos, incluindo sanções para quem fica parado na via por problemas mecânicos ou falta de combustível, por exemplo”, esclarece.
Os veículos que apresentaram problemas mais graves e não puderam seguir viagem após o atendimento foram levados pela concessionária ao ponto de apoio mais próximo ao local da pane.
“Nesses casos, retiramos o veículo da rodovia para garantir a segurança de todos, com apoio dos nossos guinchos, e o levamos até um dos pontos de apoio mapeados, para que o condutor tenha condições de resolver o problema e seguir viagem. É importante deixar claro que não levamos a pessoa e o veículo até sua casa, como muitos desejam”, explica.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.