quarta-feira, 17/abril/2024
PUBLICIDADE

Complexo da Salgadeira em Chapada deve ser entregue até abril do próximo ano

PUBLICIDADE

Um dos principais pontos turísticos de Mato Grosso, o Complexo da Salgadeira, no Parque Nacional de Chapada dos Guimarães, está sendo reestruturada para atender a turistas de todo país. As obras deverão ser entregues até abril, devido ao período de chuvas. O local contará com área de banho, estacionamento para carros e ônibus, restaurante, loja de suvenires, trilhas, quadra poliesportiva, playground para crianças e um centro ambiental que contará a história das Chapadas do Brasil. Ontem, o governador Pedro Taques, junto aos secretários Luiz Carlos Nigro, de Turismo, e Wilson Santos, de Cidades, vistoriaram o local.

O projeto, que é de 2012, teve o preço repactuado por conta de erros graves, como uma fossa de esgoto que transportaria todo o dejeto para dentro do rio, como explicou o governador. “O valor do projeto ao todo é de R$ 13 milhões, recurso do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para investimento no turismo. Nós mudamos o projeto, por isso que o valor aumentou. Assinamos um Termo de Ajustamento de Conduta com o Ministério Público e a obra será entregue a população até final de abril. Eu defendo que o cidadão possa visitar e usar o local para banho, como sempre ocorreu na historia de Chapada”, disse.

Uma nova licitação será realizada em janeiro de 2018 para tratar da gestão compartilhada entre governo e uma empresa do setor privado, visando a manutenção e segurança do complexo, como destacou o secretario de Turismo, Luiz Carlos Nigro. “Esta obra da Salgadeira é muito importante para o turismo. Do estacionamento principal as pessoas partirão por trilhas suspensas para ter acesso ao restaurante, loja e centro de interpretação ambiental, além da trilha para visitação da belíssima cachoeira local”.

“Além da acessibilidade, o projeto conta também com uma rede coletora para o tratamento de esgoto, entrada única para melhorar o controle, instalação de câmeras e um centro de referencia para anteder animais atropelados. Tudo aqui está sendo remodelado para que possamos voltar a um dos pontos mais visitados e agradáveis do estado, com águas de excelente qualidade, cristalina e temperatura muito boa. A salgadeira logo, logo vai ser devolvida a população”, destacou o secretário Wilson Santos.

Para atrair mais turistas, Taques defende a necessidade de transformar as potencialidades em ações concretas. “São estas transformações que estamos fazendo aqui. Precisamos de infraestrutura e pavimentação. Aqui em Chapada reconstruímos desde o trevo do Manso ao da Mutuca, da Cachoeirinha até a cidade. Estamos fazendo o Projeto Executivo do Portão do Inferno. Em dezembro inauguraremos a rede de captação que resolverá a questão da falta de água no município. Já na Transpantaneira, nós fizemos 30 pontes. Em Bom Jardim estamos tratando da praça, urbanização e internet”.

Como forma de fomentar o turismo no Estado, o secretários Luiz Carlos Nigro cita a criação do Conselho Estadual de Turismo, a participação de feiras que divulgam Mato Grosso pelo mundo, franpress que trazem jornalistas nacionais e internacionais para os pontos turísticos do Estado e a retomada da Feira Internacional de Turismo do Pantanal (FIT Pantanal). “O Governo está realmente trazendo obras e ações estruturantes para o turismo que nunca antes tinham sido feitas. O Conselho é essencial para manter as políticas de turismo de interesse do Estado, A Feira de Turismo do Pantanal, realizada todos os anos entre abril e maio, é muito importante para divulgar o turismo mato-grossense, com apresentação das belezas naturais, rodadas de negócios, cultura, gastronomia, agricultura familiar, turismo de aventura e muito mais”, ressaltou o secretário.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Bolão em Mato Grosso ganha R$ 711 mil após acertar 15 números na loteria

Um bolão com quatro apostadores em Rondonópolis (144 quilômetros...

Confirmado show de Gusttavo Lima em Lucas do Rio Verde

A diretoria da Expolucas confirmou, há pouco, que Gusttavo...
PUBLICIDADE