Geral

Companhia mantém interesse mas não tem previsão para implantar voos em Sorriso e Alta Floresta

A companhia MAP Linhas Aéreas não vai começar a operar nos aeroportos Adolino Bedin, em Sorriso, e Osvaldo Marques Dias, em Alta Floresta, este mês. Conforme previsão feita, ao Só Notícias, em outubro do ano passado, a intenção  era começar a operar nas duas unidades aeroportuárias ainda em janeiro. Porém, conforme a assessoria, tal previsão não será mantida.

Em nova nota encaminhada ao Só Notícias, a empresa destacou que está “retomando os estudos visando à oferta de voos” para Mato Grosso. Segundo a assessoria, em dezembro, “representantes de entidades governamentais de Sorriso visitaram a companhia e a direção da MAP reiterou o interesse na operação”.

Conforme a assessoria, a oferta de voos para Sorriso foi adiada, devido a questões estruturais de alguns aeroportos, como o de Itaituba, no Pará, onde a pista não oferecia condições para operação noturna. “A reforma da pista do aeroporto de Itaituba foi concluída este mês”, detalhou a empresa.

Os voos ligando Sorriso e Alta Floresta aos municípios de Itaituba, no Pará, e Manaus, no Amazonas, estavam previstos ainda para o primeiro semestre de 2017. Desde maio, a empresa tem autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para operar os voos ligando Sorriso e Alta Floresta aos municípios da região Amazônica.

Os trabalhos, no entanto, que deveriam ter iniciado em 15 de junho, acabaram suspensos em “decorrência do fechamento do aeroporto de Santarém, no Pará, no mês de maio e da falta de condições da pista de Itaituba para operação noturna. Devido a essas situações, a MAP precisou readequar a sua malha viária e, por isso, suspendeu a operação” para Sorriso e Alta Floresta.

Conforme Só Notícias já informou, a empresa deve trabalhar, em Mato Grosso, com aeronaves AT72, com capacidade de 66 passageiros. Conforme o cronograma inicial aprovado pela Anac, o avião sairia do aeroporto Internacional Eduardo Gomes em Manaus (AM), às sextas-feiras, às 7h (horário de Mato Grosso), com escala em Itaituba (PA), às 8h14. Decolaria, às 8h44 para Alta Floresta, com saída às 10h52 e previsão de chegada em Sorriso, às 11h38.

Na rota inversa a saída de Sorriso seria às 12h18, e chegada em Alta Floresta, às 14h04. A decolagem ocorreria às 14h34, com previsão de pouso em Itaituba (PA), às 15h13. A aeronave retornaria para Manaus às 15h33, com previsão de chegada às 16h57.

Nas quartas-feiras, a rota incluiria ainda os municípios paraenses de Belém e Altamira. O primeiro voo do dia sairia às 6h30 do aeroporto Val de Cans, em Belém, com destino a Altamira. Às 8h13, o avião decolaria com destino ao município de Itaituba. De lá, partiria às 9h50 para Alta Floresta. A decolagem com destino a Sorriso seria às 11h58 e a rota inversa começaria a ser feita a partir das 13h24, com chegada em Belém às 19h39.