Juína terá uma Companhia independente de Bombeiros Militar, a confirmação foi feita pelo comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Alexandre Coronel, e pelo prefeito Altir Peruzzo e pelo secretário Luis Bráz, que definiram o local onde será instalado a 14ª companhia.
De acordo com a assessoria dos bombeiros, ficou definido que a companhia será instalada no terreno situado no centro comercial, entre a avenida Hilda L. P. Pedrotti e a avenida Beija-Flores. O comandante optou pelo local porque possui localização estratégica, de fácil acesso para os bairros e centro, bem como para as rodovias.
O comandante explicou para o prefeito que a ativação definitiva da companhia no município ficará condicionada à inclusão de novos bombeiros pelo Governo do Estado. Porém, devido a visível necessidade dos serviços da instituição no local, os acordos para início dos procedimentos de instalação da unidade deverão ter andamento.
“Fizemos a escolha do terreno, o prefeito vai encaminhar o layout, vamos montar o projeto e deixar tudo pronto, aguardando a inclusão de novos bombeiros. Precisamos desse efetivo, não só para Juína, mas para outras cidades que terão unidades implantadas e para reforçar as unidades existentes”, explica o comandante.
O comandante também informou que a partir do momento de autorização de inclusão de efetivo, será designado um oficial da instituição para permanecer na cidade e acompanhar o andamento de construção do prédio, além de preparar a parte de aquisição de equipamentos. “O oficial ficará a disposição da execução do projeto para que possamos em curto espaço de tempo, inaugurar a obra”.
As potencialidades econômicas da cidade (indústria, comércio, extrativismo mineral, dentre outras), desenvolvimento social (crescimento populacional, qualificação profissional, ensino superior), foram conhecidas pelo comandante. Elas apontam o crescimento sustentável do município que levam a necessidade da presença de uma unidade da instituição para alavancar a crescimento econômico do município.
O Prefeito Altir Peruzzo destacou que a presença do comandante-geral consolida ainda mais a destinação da unidade para a cidade. “As conversas estão andando há muito tempo, tiveram avanço significativo a partir do primeiro semestre desse ano quando o Governo passou a definir a estratégia para ampliação do efetivo no Estado. Estamos no processo de definição de área aguardando o edital para convocação do efetivo que é uma necessidade crucial e imprescindível para que possa haver a colocação do efetivo aqui”, diz Peruzzo.