PUBLICIDADE

Comitiva de Tocantins conhece estrutura de projeto social do governo de Mato Grosso

PUBLICIDADE

Ao longo de seis edições da Caravana da Transformação, que leva saúde e cidadania aos municípios de Mato Grosso, o Governo do Estado tem se tornado referência nacional, com mais de 15 mil cirurgias oftalmológicas realizadas desde a primeira edição, em julho de 2016. Neste sábado (29), uma comitiva que reuniu representantes do Governo, Ministério Público, Defensoria Pública e Tribunal de Contas do Estado do Tocantins, conferiu de perto a sexta edição da Caravana, realizada em Porto Alegre do Norte (1.140 km de Cuiabá).

O convite foi feito pelo governador de Mato Grosso, Pedro Taques, durante o Fórum dos Governadores do Brasil Central, que ocorreu no início deste mês. O governador e o secretário de Estado do Gabinete de Governo e coordenador-geral da Caravana da Transformação, José Arlindo de Oliveira, recepcionaram o grupo.

Na oportunidade, Taques lembrou a somatória de esforços na realização do evento, que tem como um dos parceiros o Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT). “A Caravana da Transformação não é mais um ato do Poder Executivo e sim um ato do Estado de Mato Grosso. Assim como ela também não é só saúde, mas cidadania”, destacou o chefe do Executivo Estadual.

O grupo conheceu desde o credenciamento do evento, primeira etapa para o atendimento dos pacientes, até o atendimento do Cartão SUS, as consultas e exames, o centro cirúrgico que funciona na carreta, além de toda a parte administrativa para que o evento seja realizado. Os serviços de cidadania oferecidos durante a sexta-feira e sábado (28.04 e 29.04) também foram conferidos de perto.

Representando o governador Marcelo Miranda, o secretário de Articulação Política do Tocantins, João Emídio, gostou do que viu. Para ele, a aproximação entre Estado e população é de fundamental importância. “Essa atitude do governador de Mato Grosso é muito positiva para aproximar os governantes da população e trazer os benefícios não só na área de saúde, mas também de cidadania”, disse o representante do estado vizinho.

O know how adquirido ao longo das seis edições, realizadas em Barra do Bugres, Peixoto de Azevedo, Canarana, Jaciara, São José dos Quatro Marcos e agora Porto Alegre do Norte, tem um segredo: cada um saber seu papel em todo o processo, segundo o coordenador-geral, José Arlindo de Oliveira.

“A Caravana nada mais é do que uma plataforma, uma espécie de hub, onde as secretarias se encaixam, cada uma com seu pessoal, que agrega a coordenação. Nós não nascemos sabendo fazer caravana. Cada cidade tem sua realidade, mas tem um ensinamento geral que a gente vai agregando para as próximas”, completou Arlindo.

Também integraram a comitiva o vice-presidente do Tribunal de Contas, conselheiro Severiano José Costrandade de Aguiar, o subprocurador-geral de Justiça do Ministério Público do Estado, José Omar de Almeida Júnior e o defensor público-geral do Estado, Murilo da Costa Machado.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Empresário assume Sindicato das Indústrias de Latícinios em Mato Grosso

Antônio Bornelli Filho foi eleito como presidente do Sindicato...

Sinop: morre jovem ferido em acidente entre moto e carreta

A Polícia Civil informou, ao Só Notícias, que Willian...

Sepultamento de estudante que se afogou em rio no Nortão é esta tarde

O sepultamento da estudante, de 15 anos, ocorre esta...
PUBLICIDADE