Um grupo de amigos do Divino Pai Eterno de São José do Xingu, percorrerá cerca 1,2 mil quilômetros montados em mulas cortando Mato Grosso em direção a Trindidade, Goiás, onde acontece a tradicional festa do “Divino pai eterno”. Os “muladeiros” (termo usado para definir peões que compram ou negociam muares domados e refazem a sua doma), tem o objetivo de recordar o transporte das boiadas, reviver os costumes de seus antepassados, resgatar as tradições rurais genuínas e de valorizar as manifestações culturais do homem do campo. No dia 30 deste mês será realizado um leilão com doações feitas por fazendeiros da região, a renda conseguida será revertida à Vila São José Bento Cotolengo, em Trindade. Os aventureiros sairão de São José no dia 31 de maio onde seguem viagem para o Estado vizinho.
Durante 8 anos, a comitiva de amigos percorria um caminho mais curto, saía de Iporá (GO), com destino à Trindade. Esse ano o grupo decidiu também fazer o trajeto nos animais em conotação de protesto a situação das estradas da região. “Imagine então como é possível escoar as safras de grãos, as carretas de animais, carros de passeio, ônibus escolares em mais de 300 km de estradas sem asfalto. Trata-se de um protesto pacífico, que trás no silêncio da oração o pedido de atenção das autoridades sobre o caos da BR 158, que teve suas obras de pavimentação paralisadas há mais de 10 anos” explica a comissão organizadora por meio de carta.
A região Norte do Estado tem hoje altíssimos índices de produção de grãos, possui um rebanho de excelência e contribui fortemente com a renda do agronegócio. Entretanto, segundo a comissão, “a produtividade dessa região tem sido seriamente comprometida com a falta de políticas eficientes que apóie a classe agropecuária. Além dos transtornos pela falta de infra-estrutura, o setor enfrenta uma crise conjuntural, que vai desde a instabilidade do mercado de animais, o fechamento de vários frigoríficos e sua inadimplência com inúmeros pecuaristas, e o rigor da legislação ambiental que impede todo o acesso às linhas de crédito e financiamentos disponíveis ao setor rural”.
A comitiva de amigos levará as reivindicações às autoridades e demais representantes do setor, na passagem da comitiva à cidade de Água Boa, ainda em Mato Grosso. Lá eles serão recebidos pelo prefeito da cidade, Maurício Tonhá. O grupo espera a presença do secretário de Estado de Desenvolvimento Rural, Neldo Egon Weirich, do presidente da Associação dos Fazendeiros do Vale do Araguaia e Xingu , Carlos Alberto de Oliveira Guimarães, o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso, Rui Prado, o presidente da Associação de Criadores do Mato Grosso, Mário Candia, que já receberam o convite para prestigiar o Leilão do dia 30 e para recepcionar os muladeiros e as bandeiras do Brasil, do Estado do Mato Grosso, e do Divino Pai Eterno.
A principal intenção da comitiva é levar as orações do Divino Pai Eterno a todos os lugares ao longo do trajeto, que se inicia em São José do Xingu, e passará por Espigão do Leste, Alô Brasil, Cascalheira, Matinha, Serra Dourada, Água Boa, Nova Nazaré, Cocalinho, Ponte do Tacaiú, Britânia, Jussara, Anicuns, Americano do Brasil, Povoado do Cedro até a chegada a cidade de Trindade.
A programação da comitiva é a seguinte
Festa da saída da Comitiva e Leilão Beneficente dos Amigos do Divino Pai Eterno
Data: 30 deste mês a partir das 12h
Local: Fazenda dos Vieiras – São José do Xingu (Estrada das Perdidas – 20 km após o Posto Sucupira)
Trajeto dos pousos: Espigão do Leste – MT, Alô Brasil -MT, Cascalheira-MT, Matinha-MT, Serra Dourada-MT;
Festa da passagem da Comitiva pela cidade de Água Boa-MT
Recepção da Prefeitura de Água Boa e outros colaboradores
Dia 12 de junho
Continuidade do trajeto: Nova Nazaré-MT, Cocalinho-MT, Ponte do Tacaiú, Britânia-GO, Jussara-GO, Anicuns-GO, Americano do Brasil-GO, Povoado do Cedro-GO, e Trindade-GO.
Festa da chegada da Comitiva e recepção das Famílias dos Muladeiros
Data: 1 de julho
Local: Rancho Toledo – Trindade – Goiás