PUBLICIDADE

Comitê tenta apoio da bancada federal para evitar despejo de terras da União no Nortão

PUBLICIDADE

Comitê Pró-Regularização Fundiária da Região Norte, há dois anos intermédia à paz no campo, evitando situações conflituosas entre produtores e trabalhadores rurais sem-terra. O presidente Alberto Cesário (Betinho), está em Brasília, buscando apoio da bancada federal de Mato Grosso. “As questões agrárias são decididas em Brasília e dependemos do apoio dos nossos parlamentares federais” ponderou Betinho.

Segundo o presidente do Comitê Pró-Regularização Fundiária, Alberto Cesário (Betinho), o deputado federal Lino Rossi (PP), abraçou a causa dos produtores rurais e não está medindo esforços para aplicar políticas que vêem de encontro com os anseios da classe na Região Norte. “Lino Rossi está sendo o companheiro das horas difíceis” declarou Betinho.

A Região Norte vivencia uma problemática fundiária e registra um grande número de invasões de propriedades rurais. O INCRA está provocando imensa confusão fundiária, realizando a retomada de micros, pequenas e médias propriedades, ocupadas há mais de 25 anos e destinando para fins de reforma agrária. A justiça federal concede “imissão de posse” de propriedades de até 90 hectares e as depositam aos trabalhadores rurais sem terra, acampados ás margens das propriedades.

 
Na semana passada o INCRA retomou a propriedade do produtor rural Izário Batista Braga (74), localizada no municipio de Nova Guarita (Região Norte) e desalojou o proprietário assentado pelo órgão em 1.983 e mais 05 filhos. De imediato, assentou sumariamente 06 familias de trabalhadores rurais sem-terra que estavam acampadas a pouco mais de 03 meses num acampamento da Comissão Pastoral da Terra – CPT. A medida revoltou a classe produtora.

Segundo o superintendente regional do INCRA Leonel Wolfhart, no próximo dia (10.09) o INCRA realizará uma força-tarefa na Região Norte para cumprir a reintegração de posse de pelo menos 179 propriedades rurais. O presidente da Comissão de Terras e Desenvolvimento Agrário na Assembléia Legislativa, deputado estadual Pedro Satélite (PPS), defende a exoneração do superintendente, Leonel Wolfhrat devido às medidas arbitrárias adotadas pelo mesmo e na provocação da confusão fundiária. “As medidas eleitoreiras adotadas por ele, está provocando o colapso da Região Norte” afirmou Satélite.

 

O deputado federal Lino Rossi (PP), agendou para a próxima semana uma audiência com o Ministro do Desenvolvimento Agrário Miguel Rosseto, quando discutirá os problemas fundiários. Rossi, já convidou o presidente do Comitê Pró-Regularização Fundiária Alberto Cesário (Betinho) e uma comissão de produtores rurais para participar da reunião na sede do MDA.

 

Alberto Cesário (Betinho), acompanha o presidente da Assembléia Legislativa, deputado Silval Barbosa (PMDB) e o presidente da Comissão de Terras e Desenvolvimento Agrário, deputado Pedro Satélite (PPS), numa reunião com o ouvidor nacional do INCRA, desembargador Gercino da Silva Filho. A comitiva tenta cancelar a força-tarefa programada para acontecer no próximo dia (10.09), quando será feita a reintegração de 179 propriedades rurais

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Tribunal reduz 11 anos de pena de condenado por duplo homicídio no Nortão

A Primeira Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de...

Executores de homicídio motivado por seguro de vida são condenados em MT

Dois executores do assassinato de Paulo Sander Alves foram...

Prazo para contestar descontos indevidos do INSS ​termina dia 14

Aposentados e pensionistas que tiveram descontos indevidos diretamente nos...
PUBLICIDADE