quarta-feira, 11/dezembro/2024
PUBLICIDADE

Comitê finaliza acordo para assentar famílias em área de Colniza

PUBLICIDADE

O processo de ocupação das terras da fazenda Bauru, em Colniza, Noroeste de Cuiabá, está próximo de um desfecho. Em reunião na Casa Civil, na manhã desta quarta-feira, representantes da propriedade apresentaram ao Comitê Estadual de Acompanhamento de Conflitos Fundiários a doação de 5 mil hectares das terras para cem famílias dos posseiros que ocuparam o local por mais de cinco anos.

Uma próxima reunião foi agendada para sexta-feira, para definição das metas de trabalho, mas até segunda, conforme garantiram os representantes da propriedade, um escritório da fazenda começa a funcionar na área para atender as famílias interessadas em se cadastrar. Cada uma delas será assentada numa área de 50 hectares. A área doada já conta com o Licenciamento Ambiental Único (LAU).

O presidente do Comitê, o secretário-chefe da Casa Militar Orestes de Oliveira, estabeleceu um prazo limite até 18 de fevereiro para a delimitação da área. Os trabalhos deverão ser realizados pelo Instituto de Terras de Mato Grosso (Intermat) e Prefeitura Municipal. Representantes do Comitê, da Assembléia Legislativa, Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetagri), Associação dos Pequenos Produtores de Colniza, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e prefeitura formam uma força tarefa para dar suporte aos trabalhos de assentamento.

Até o assentamento de todas as famílias, o que deve levar pelo menos 60 dias, a Polícia Militar continuará realizando com o patrulhamento no local. “Com a determinação para o Intermat demarcar o assentamento e os outros serviços, esperamos resolver toda essa questão. Nós e o Governo do Estado estamos cumprindo o que foi proposto, mas precisamos contar com o apoio e compreensão também das famílias”, argumentou o representante da fazenda Bauru, José Paulo Abreu.

Se todo o trâmite ocorrer dentro das datas, o coronel Orestes prevê que a ocupação e entrega dos terrenos ocorram pelo dia 17 de março. O título legalizado das terras possibilita que as famílias busquem financiamentos. Segundo os proprietários da fazenda, o local pode contar ainda com uma agrovila e assim, serviços públicos municipais e estaduais.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Terminam domingo inscrições de seletivo de estágio do Poder Judiciário em Mato Grosso

Inscrições do processo seletivo de estágio do Poder Judiciário...

Supermercados Machado inaugura sua primeira loja em Sorriso

Sorriso ganhou, nesta terça-feira, (10) um novo marco...

Dois motociclistas morrem após acidente no Nortão

Paulo Henrique Fonseca, de 34 anos, e Flávio Vieira...

IML divulga informações sobre vítimas que aguardam por identificação em Mato Grosso

A Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) procura por...
PUBLICIDADE