quinta-feira, 18/julho/2024
PUBLICIDADE

Comitê de Gestão do Fogo se reúne e traça metas

PUBLICIDADE

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) promove na quarta-feira (9), às 09h30, no auditório do Parque Estadual Massairo Okamura, em Cuiabá, a primeira reunião ordinária do Comitê de Gestão do Fogo para os seus integrantes. Na pauta estão previstas avaliações do balanço sintético da Gestão do Fogo 2010, dos relatórios das atividades de prevenção e combate as queimadas, da apresentação resumida do Plano Anual Integrado de Prevenção e Combate a Incêndios no Estado de Mato Grosso/2011 (PAIPCIF/2011) e sugestões de ações ao PAIPCIF/2011.

A reunião servirá para adequar as metas propostas pela Agenda Governamental e o Plano de Ação de Prevenção e Controle do Desmatamento e Queimadas no Estado de Mato Grosso (PPCDQ/MT), com o intuito de aumentar a integração entre as entidades governamentais em diversas regiões, agilizar as prestações de serviços, colaborar com a redução da vulnerabilidade social, danos pessoais, materiais e ambientais, prejuízos econômicos e sociais relacionados às conseqüências dos incêndios florestais.

Para o tenente-coronel Dércio Santos da Silva, da Coordenadoria de Gestão do Fogo, o Plano Estadual Anual Integrado de Prevenção e Combate as Queimadas e aos Incêndios Florestais, materializa o esforço de todos para garantir o cumprimento da Constituição da República Federativa do Brasil, onde diz "todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações".

Este Comitê foi instituído pelo Decreto Estadual nº 7436, de 12/04/2006 e objetiva a execução do Programa de Prevenção e Controle de Queimadas e Incêndios Florestais do Estado de Mato Grosso.

O Plano Estadual de Prevenção e Controle do Desmatamento e das Queimadas do Mato Grosso (PPCDQ-MT) foi lançado em outubro de 2009 e reúne ações que já são desenvolvidas pelo Governo do Estado e também os anseios da sociedade. Um de seus eixos mais fortes é o que trata das ações de Fomento às Atividades Sustentáveis. Nesse eixo estão previstas ações voltadas para a capacitação em técnicas de manejo florestal, sistemas agroflorestais, agricultura e pecuária sustentáveis, além da recuperação de áreas degradadas e o incentivo a implementação de novas tecnologias.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Dados de satélite indicam redução no número de focos de calor em Mato Grosso

Dados do Programa BDQueimadas do Instituto Nacional de Pesquisas...

Homem fica ferido em colisão entre carro e moto em Sinop

Um homem ficou ferido em um acidente no setor...

Coruja é resgatada em área de risco por morador de Sorriso

O filhote de coruja suindara (tyto furcata), também conhecida...
PUBLICIDADE