PUBLICIDADE

Comissão discute prevenção de acidentes de trabalho em Mato Grosso

PUBLICIDADE

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) do Tribunal Regional do Trabalho de Mato Grosso (TRT/MT) realiza esta semana a primeira reunião do ano. Na pauta, o planejamento para 2016. A proposta é que as ações contemplem as necessidades do público interno da Justiça do Trabalho mato-grossense.

Para isso, o convite para a reunião, a ser realizada nesta quinta-feira (4), foi  estendido a todos os magistrados e servidores do Tribunal. De acordo com a presidente da Comissão, Manoela Cavalcante, serão discutidos temas como contratação do Sesi para realização do mapa de risco, o corte orçamentário a que o judiciário foi submetido e também sobre a execução de cursos em caso de sinistros.

O encontro ocorrerá a partir das 13 horas, no auditório 1 da Escola Judicial do TRT, no 1º subsolo do prédio administrativo, em Cuiabá.

Balanço de 2015

A ideia é dar continuidade aos trabalhos da Cipa que, em 2015, promoveu uma série de atividades, a exemplo do curso de ergonomia para servidores terceirizados do Tribunal. A ação ocorreu em agosto e foi uma parceria da Cipa com o Grupo de Trabalho Interinstitucional da 23ª Região (Getrin23), como parte do programa Trabalho Seguro do TRT/MT. Cerca de 120 empregados das prestadoras de serviços no Tribunal participaram da capacitação, que teve o objetivo de melhorar a qualidade de vida desses trabalhadores que atuam nas funções de limpeza e jardinagem, manutenção predial e copa.

A Semana de Prevenção de Acidentes (Sipat) também foi um dos destaques da programação da Cipa em 2015. O evento buscou sensibilizar magistrados, servidores, estagiários e terceirizados sobre a importância da prevenção de acidentes e doenças no ambiente do trabalho. Durante a Sipat foram abordados assuntos como doenças ocupacionais (como LER/DORT), saúde e segurança como fator de produtividade, procedimentos de primeiros socorros e as doenças virais transmitidas pelo contato com sangue ou outras secreções corporais.

No decorrer de 2015 também foram realizadas reuniões extraordinárias e revisões dos procedimentos de preenchimento da Comunicação de Acidente em Serviço (CAS).

A Cipa foi instalada na Justiça do Trabalho mato-grossense em 2013. A existência dessas comissões é regulamentada pela NR 5, do Ministério do Trabalho e Emprego, sendo que 2014 o TRT aprovou a Portaria 3600/14, documento que detalhou a atuação da Cipa em suas unidades.

Atualmente, ela é composta pelos servidores Manoela Cavalcante, Isadora Ribeiro, Fernando Bastos e Solange Dias.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Suplente de vereador morre em acidente de carro em rodovia de Mato Grosso

Francisco Antônio de Matos, 62, morreu em um grave...

Prefeitura de Lucas abre seletivo com salários de até R$ 22 mil

A prefeitura de Lucas do Rio Verde divulgou hoje...

UFMT Sinop abre inscrições para seletivo de professor de medicina veterinária

A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) publicou edital de...
PUBLICIDADE