Começaram, agora há pouco, em Cuiabá, em cidades do Nortão de outras regiões, as provas para 65 mil candidatos que inscritos nos cargos de delegado, perito criminal, gestor governamental e auditor. Eles vão responder as questões até o meio dia. Eles retomam às salas às 14 horas, mesmo horário de provas para os outros cargos. O Comitê de Acompanhamento garante que não será permitida a entrada de ninguém após estes horários.
Viaturas com policiais militares e agentes de trânsito estão em pontos estratégicos da cidade para evitar tumultos e também facilitar o acesso dos candidatos desde sua residência até o local de prova. Este sistema foi definido, segundo o coronel Alexander Maia, pela expectativa do grande fluxo de veículos. “Como são cargos de nível superior e, entende-se que o poder aquisitivo das pessoas é maior, sabemos que o fluxo de veículos nos locais de prova será maior. Então, consequentemente, terão mais dificuldades para chegar e encontrar vagas de estacionamento”.
Logo na entrada dos estabelecimentos também é exigido dos candidatos um documento de identidade original, com foto, como o RG, CNH e carteira de trabalho. Certidão de Nascimento não será aceita.
O material também é fiscalizado. Será permitida somente caneta esferográfica de cor preta ou azul e de material transparente. Não serão aceitas canetas com corpo metálico ou que não seja possível visualizar o interior do material.
Apenas os candidatos ao cargo de delegado puderam levar os originais de textos legais, sem comentários e sem notas explicativas, conhecidos como código seco.
Esta é a terceira fase do concurso que vai contratar mais de 10 mil servidores para diversas secretarias municipais.