A comissão organizadora da Semana da Pátria 2013 começou os preparativos do evento que comemora o dia da Independência do Brasil. A primeira reunião aconteceu na 13ª Brigada de Infantaria Motorizada, em Cuiabá. O evento, realizado pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) e Exército Brasileiro, conta com uma programação repleta de atividades cívicas em Cuiabá, entre os dias 02 e 07 de setembro.
Este ano irão desfilar estudantes, professores e outros servidores de 23 escolas de Cuiabá e Várzea Grande, sendo 10 estaduais e 13 municipais. Além das unidades escolares, também irão se apresentar os militares do Exército, Aeronáutica, Marinha, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, entre outros órgãos. "Mais de duas mil pessoas de instituições militares, escolas públicas e municipais, entidades governamentais e filantrópicas devem participar do desfile este ano", disse o coordenador geral do evento, tenente-coronel BM, Átila Wanderley da Silva.
De acordo com Átila, a semana da pátria vislumbra um aspecto cultural importante na formação da sociedade e que deve ser mantido. "Esse sentimento se firma no caráter do povo brasileiro, devendo ser sempre desenvolvido nas nossas crianças e todos que são o nosso amanhã", completou.
Participaram da reunião os representantes da Polícia Militar, Polícia Judiciária Civil, Corpo de Bombeiros, Exército Brasileiro, Marinha, Aeronáutica, Secretaria Municipal de Trânsito, Defesa Cívil do Estado, Casa Militar, Casa Civil e representantes das escolas municipais e estaduais de Cuiabá.
Amanhã, às 14h, acontecerá uma nova reunião para decidir as atividades da Semana da Pátria.