Com o objetivo de evitar que a distância até o centro da cidade seja empecilho para moradores de bairros localizados na periferia de Sinop, que necessitam de uma qualificação profissional, tenham acesso a um centro de formação, o Governo do Estado, por meio da Unidade de Educação Profissional da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Secitec) no município, está realizando cursos de formação inicial e continuada de trabalhadores nos próprios bairros.
Até o momento, 300 pessoas já foram beneficiadas com algum tipo de curso. Este mês, por exemplo, a Secitec começou seis novos cursos, sendo dois no bairro Boa Esperança, dois no Jardim Imperial e dois nos Jardim Paraíso.
No bairro Boa Esperança foram disponibilizados os cursos de Corte e Costura (25 vagas) e Doces e Salgados (25 vagas). No Jardim Imperial, Mestre de Obras (40 vagas) e Departamento Pessoal (40 vagas) e, no Jardim Paraíso, Doces e Salgados (25 vagas).
“A parceria entre a Secitec e associações de bairros de Sinop vem proporcionando, desde 2007, o atendimento de várias demandas. Foi uma forma que encontramos para nos aproximarmos cada vez mais da sociedade”, destacou a diretora da Unidade de Ensino da Secitec no município, Nelci Salete Basso.
Os cursos, segundo ela, são oferecidos em locais e horários para melhor atender ao público alvo. A proposta é qualificar pessoas que possuem alguma afinidade com o curso oferecido. O de Mestre de Obras, por exemplo, é destinado aos trabalhadores que já atuam na construção civil, mas necessitam de aperfeiçoamento.
O projeto começou em 2007 e já foram ofertados, até agora, 10 diferentes cursos de formação inicial e continuada de trabalhadores.