PUBLICIDADE

Começam hoje celebrações de inauguração da Catedral

PUBLICIDADE

Uma missa hoje, às 19h30, marca o início das celebrações em preparação a inauguração da Catedral Sagrado Coração de Jesus. Segundo o bispo Dom Gentil Delazari, serão apresentadas as relíquias que serão colocadas no altar central, entre elas uma pedra retirada do túmulo de São Pedro, trazida de Roma em 2003, e outros objetos, como cálices, que serão utilizados nas celebrações.

A programação segue na amanhã, com uma missa, às 07h30, nos fundos da catedral, com a consagração ao Sagrado Coração de Jesus. No sábado, está marcada mais uma celebração, às 19h30, com a benção e uma imagem de Nossa Senhora Rainha da Paz, esculpida em madeira por um artesão do município, e que ficará no templo. Também celebrada a missa de 7º dia do padre João Salarini, pioneiro e um dos idealizadores para a construção da catedral, que morreu no último domingo.

A inauguração será no domingo de manhã, com a presença do núncio apostólico Dom Lorenzo Baldisseri, embaixador do Brasil no Vaticano. Às 07 horas será feita uma solenidade, com recepção de caravanas de toda a região, na praça Plínio Callegaro. Seguem em procissão até a catedral, onde haverá a cerimônia. Durante todo o dia serão feitas celebrações e bênçãos às famílias, encerrando com uma missa, às 19h30. “Esperamos mais de 10 mil pessoas, de municípios de toda a região, além de bispos do nosso regional”, enfatizou Dom Gentil.

A catedral tem capacidade para aproximadamente 2,5 mil pessoas. A construção iniciou em 2000 e está com 70% do projeto original concluído. A diocese optou por fazer a inauguração neste ano para a comemoração do jubileu de 25 anos de criação da Diocese de Sinop. O prédio tem 4,8m² mil e já recebeu um investimento na ordem de R$3 milhões. Para sua completa conclusão, ele acredita que serão necessários cerca de mais R$3 milhões.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Motociclista bate em lateral de ponte e morre em Mato Grosso

Um homem identificado como Sandovaldo Santos Alves, de 55...
PUBLICIDADE