A boa quantidade de chuvas que vem caindo ultimamente em Sinop já fez com que alguns produtores rurais do município começassem o plantio de soja para a safra 2006/07. Conforme o presidente do Sindicato Rural, Antônio Galvan, aqueles que já estão com todos os produtos agrícolas (adubos, fertilizantes entre outros) comprados já iniciaram o plantio. “Podemos falar que são em média dez agricultores. Eles conseguiram adquirir os materiais que serão usados nas lavouras, principalmente o adubo”, destacou o presidente, ao Só Notícias.
Galvan acredita que mesmo alguns produtores tendo começado o cultivo da oleaginosa, outros devem iniciar atrasados, o que pode implicar em uma queda da área plantada. “Muitos estão com dificuldades em conseguir crédito, principalmente na esfera federal e, com isso, não conseguem dar início ao plantio. Varia entre 15 a 20% o número de produtores que já têm adubos para as plantações, uma minoria”, declarou.
“Se continuar do jeito que está a redução da área no nosso município pode ser grande. Podemos chegar em até 50% a menos de área plantada na nossa cidade”, finalizou o Galvan. Durante a safra passada foram cultivados cerca de 400 mil hectares de soja na região de Sinop, que compreende municípios como Santa Carmem, Vera, Feliz Natal entre outros.