Trinta e três estudantes de todos os câmpus da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) serão contemplados com as bolsas do programa “Pé-de-Meia Licenciaturas”. A ação é executada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) no âmbito do Programa Mais Professores, instituído pelo Ministério da Educação.
Com o objetivo de atrair bons estudantes para a carreira docente; reduzir evasão nos cursos de licenciatura; incentivar o ingresso nas redes públicas de ensino; e contribuir para a melhoria da educação básica pública, o programa tem um ponto focal dentro da UFMT, conforme edital da Capes, que é vinculado à Pró-reitoria de Ensino de Graduação e responsável pela interlocução direta com a coordenação.
A bolsa mensal do estudante é de R$ 700 e o pagamento será realizado em uma conta do tipo “Poupança Social”, criada automaticamente pelo Banco do Brasil quando a Capes efetuar o primeiro pagamento. Já o incentivo à docência, no valor de R$ 350, será depositado todo mês, mas com bloqueio de saque. O acumulado poderá ser resgatado após a conclusão do curso e ingresso e permanência como professor de rede pública.
Uma das contempladas é Maria Clara Balbino de Assis. Aos 18 anos, a moradora de Sinop iniciará o curso de Ciências Biológicas no câmpus da cidade. “Sempre quis fazer biologia desde pequena. É um sonho que está sendo realizado. A biologia para mim é uma parte de mim que sempre esteve aqui, minha paixão por animais e natureza transparece isso”, ressaltou, através da assessoria da UFMT.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.