PUBLICIDADE

Começa greve geral dos servidores estaduais em Mato Grosso

PUBLICIDADE

Pelo menos 21 categorias de servidores públicos estaduais deflagram greve, a partir de hoje. Entre os setores do Estado que cruzam os braços por tempo indeterminado está o Sistema Penitenciário, a Polícia civil e também os servidores da saúde. A decisão da deflagração de greve geral foi mantida após as categorias rejeitarem a proposta feita pelo governo do Estado para o pagamento da Revisão Geral Anual (RGA).

O governo ofereceu pagar a revisão em duas etapas que previa o pagamento de 5%, sendo 2% no mês de setembro e os 3% restantes apenas em janeiro de 2017. Os servidores não concordaram com a proposta e exigem o pagamento integral de 11,28% ainda esse ano.

De acordo com o presidente do Sindicato dos trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT), Henrique Lopes, a proposta feita pelo executivo estadual é inaceitável e foi considerada uma afronta pela categoria que representa 40 mil servidores. “Não temos nem o que considerar dessa proposta que fere todos os nossos direitos como servidores públicos já conquistados”.

Em Cuiabá, o início da greve será marcado por uma concentração dos servidores da educação na praça Ipiranga a partir das 13h. De lá os grevistas seguem em direção ao centro político administrativo, onde outras categorias estarão concentradas em forma de protesto ao governo.

O representante do Sindicato dos Servidores Penitenciários do Estado de Mato Grosso (Sindspen-MT), João Batista, afirma que a categoria, que contempla cerca de três mil servidores, não aceitará um percentual menor do que os 11,28%. “Nós nem consideramos uma proposta uma proposta o que nos foi apresentado. Inaceitável recebermos 5% e ainda parcelado para o ano que vem”.

Além disso, a greve é uma luta também contra o processo de terceirização das escolas públicas estaduais. “Além do pagamento do RGA temos também outras pautas, como a terceirização onde o governo visa repassar para as parcerias público-privadas (PPPs) os serviços de gestão, manutenção e infraestrutura das escolas estaduais”.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Festival de canto define ganhadores em Lucas do Rio Verde

O Festival Cantarte encerrou sua 4ª edição após duas...

Homem morre após acidente de trabalho em secador de fazenda no Nortão

Ademir Izair Ronnau, de 55 anos, faleceu hoje em...

IBGE abre seletivo para agentes de pesquisas e mapeamento com vagas em Sinop e mais cidades

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) anunciou...
PUBLICIDADE