O prefeito Dilceu Rossato, abriu, agora há pouco, o 1º seminário sobre o "Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso e Seus Reflexos no Sistema Judicial". De acordo com Rossato, que também é produtor, “é um prazer receber em Sorriso, tantos magistrados. É uma oportunidade única de mostrar a realidade para o produtor da porteira para dentro”, disse.
O presidente do Sindicato Rural, Laércio Lenz, explicou que os magistrados vão em loco conhecer a vida no campo. “Vamos visitar duas fazendas, uma pequena e uma grande. Queremos que o juiz na hora de julgar um processo saiba na prática como as coisas funcionam também da parte do agricultor”.
A iniciativa agradou o vice presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Márcio Vidal, que acredita “ser uma experiência nova e muito bem vinda. São muitas as dificuldades da magistratura nos julgamentos de diversos processos envolvendo o meio rural. Esse seminário é muito bom no sentido de saber mais”, frisou.
A primeira palestra do evento foi ministrada pelo presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (FAMATO), Rui Prado. Ele disse que “é muito importante levar aos juízes a realidade da nossa agricultura e os inúmeros desafios dos nossos produtores”.
De acordo com o cronograma, o senador mato-grossense Blairo Maggi (PR), faria a 1ª palestra do seminário, mas o republicano cancelou presença no evento, para participar amanhã da posse do ministro Neri Gueller no Planalto.
Nesta sexta-feira pela manhã, uma comitiva de magistrados e produtores visitaram uma fazenda, que fica a cerca de 20 quilômetros de Sorriso. À tarde as palestras começam as 16h no Centro de Eventos.