A construção das casas financiadas pela Caixa em parceria com a prefeitura, no bairro Residencial Vitória, em Nova Mutum, começou este mês. A terraplanagem já havia sido concluída em dezembro passado. São beneficiários funcionários públicos municipais, de autarquias, estaduais, bem como de algumas empresas privadas. A expectativa é de que 69 das 131 casas que serão construídas no local, sejam entregues num prazo máximo de 180 dias.
Para serem beneficiados, os interessados passaram por uma rígida avaliação da Caixa Econômica Federal. A renda familiar estabelecida como mínima era de aproximadamente R$1.200, sendo que o número de parcelas ou o valor das mesmas varia de acordo com o rendimento. Em alguns casos serão 240 meses para pagar. “Caso o cadastro não esteja de acordo com os critérios da Caixa Econômica, automaticamente outro cadastro passa a ser a avaliado, conforme a lista de inscrição”, explica César Balam, presidente da comissão pró-habitação.
No processo, a prefeitura de Nova Mutum está entrando com terrenos e a infra-estrutura de energia, água e asfalto. Com as casas que agora estão sendo construídas, somam-se 369 unidades habitacionais disponibilizadas através de programas habitacionais colocados em prática pela atual administração. Já foram entregues 150 em parceria com o governo do Estado através do Fethab e 88 através da Caixa sendo 60 pelo programa Casa Fácil e 28 pelo Programa PSH.