O 1º fórum de erradicação do trabalho escravo infantil e proteção ao meio ambiente do Portal da Amazônia começa na próxima sexta-feira (12) com lideranças de Alta Floresta, como Carlinda, Nova Monte Verde, Nova Canaã, Colíder, entre outros. Milhões de crianças em todo o mundo estão presas a trabalhos de pouco valor econômico, que as mantêm em nível de subsistência e lhes entorpecem a mente, além de minar a criatividade e o potencial de aprendizagem de comunidades inteiras de futuros trabalhadores.
Embora um objetivo imediato seja o de afastar as crianças das piores formas de trabalho infantil, são necessárias outras intervenções que garantam às famílias alternativas de apoio sustentáveis e significativas o suficiente para evitar que as crianças voltem a situações de trabalho perigosas e abusivas. Desenvolver políticas integradas para o combate ao trabalho infantil que levem a criança de volta para a escola; que promovam a geração de emprego e renda para sua família; que trabalhem a educação, a cultura e a cidadania, e que permitam o acompanhamento familiar, sob o controle permanente do “Conselho Tutelar é uma das metas das autoridades.
O encontro é organizado pelo Ministério Público e Procuradoria Geral de Justiça em parceria com o Ministério Público do Trabalho – Procuradoria Regional do Trabalho da 23ª Região.