7.001 justificativas de eleitores ausentes nas últimas eleições, do Referendo do Desarmamento, já foram entregues na Comarca Eleitoral de Lucas do Rio Verde. Desse total, 4.059 são justificativas entregues no Cartório Eleitoral de Lucas do Rio Verde, 910 no Cartório Eleitoral de Ipiranga do Norte, 1.278 no de Tapurah e 754 no de Itanhangá.
Essas justificativas foram entregues desde o dia das eleições, 23 de outubro. Os eleitores que deixaram de votar e ainda não preencheram o formulário de justificativa, gratuitamente, ainda podem comparecer em qualquer cartório, independente se está ou não dentro de seu domicílio eleitoral, para justificar a falta. O prazo para justificativa vai até o dia 22 de dezembro.
O eleitor com mais de 16 anos, ou no caso das eleições do Referendo que tenham entre 18 e 70 anos, que não votaram e não justificaram a falta, estão em débito com a Justiça Eleitoral. Se não se regularizar, o faltoso não poderá se inscrever em concurso ou prova para cargo ou função pública, bem como exercê-la. Caso já trabalhe em órgão público, não receberá vencimentos ou salário referentes ao segundo mês após as eleições, não poderá obter passaporte, carteira de identidade (RG) ou Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e ficará proibido, ainda, de praticar qualquer ato para o qual se exija quitação do serviço militar ou imposto de renda, além de pagar uma multa variável de 3 a 10% do valor de 33,2 UFIRs.