As Comarcas de Sinop e Rondonópolis foram selecionadas pela Rede Cemat para participarem do Plano de Eficiência Energética (PEE) 2011, que consiste na busca de economicidade no consumo de energia e na modernização do aparelhamento, seja para a iluminação, para o condicionamento de ar ou renovação de equipamentos obsoletos.
Segundo o membro da Comissão de Gestão e Desenvolvimento de Programas de Racionalização do Poder Judiciário, Paulo Toshio Lombardi Kato, a iniciativa de participar do PEE partiu do Tribunal de Justiça, que enviou ofício a concessionária com uma lista de oito unidades jurisdicionais (além das duas comarcas integravam a lista o Fórum da capital, Fórum de Várzea Grande, Complexo do Pomeri, Tribunal de Justiça, Fórum de Cáceres e Fórum de Barra do Garças). Essas oito unidades foram escolhidas por historicamente apresentarem os maiores índices de consumo de energia. "Entramos com o pedido há alguns anos, mas a atual administração solicitou reabertura do requerimento anterior, visando obter os benefícios do PEE", explica.
As unidades selecionadas passarão por um diagnóstico energético e posterior implementação de ações de conservação de energia elétrica, de forma a reduzir o consumo e a demanda nas instalações elétricas dos fóruns. Os principais objetivos das ações são a economia na conta de energia, maior conforto aos usuários, redução dos custos de manutenção e alívio de carga nas instalações elétricas.
"Com o PEE podemos obter a redução do consumo, nos moldes da metas e recomendações do CNJ, bem como atingir as metas internas na redução do consumo, estabelecidas pela campanha Obtendo Mais Com Menos, lançada em todas as comarcas pelo presidente do TJMT, desembargador Rubens de Oliveira Santos Filho, dia 19 de outubro, e pela Comissão de Gestão e Desenvolvimento de Programas de Racionalização do Poder Judiciário de Mato Grosso", completa o Toshio.
Segundo o servidor, o Poder Judiciário aguarda o início do trabalho de diagnóstico energético realizado pela Rede Cemat, que dirá se é economicamente viável a implantação do PEE nos Fóruns de Rondonópolis e Sinop. "As outras unidades listadas pelo Judiciário permanecem cadastradas na concessionário para análise de atendimento", conclui.