A produtividade na comarca de Nova Mutum registrou índices satisfatórios durante o primeiro ano de regime de teletrabalho, imposto pela pandemia da Covid, segundo dados da assessoria do Tribunal de Justiça. O número de 5.929 decisões proferidas é resultado do serviço ininterrupto mesmo no período em que o Fórum esteve fechado. De 20 de março de 2020 a 20 do mês passado, foram realizadas 1.473 audiências e computados 7.540 despachos, 3.687 sentenças e cinco sessões de júri.
A Comarca de conta com três varas, Juizado Especial, Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania, duas magistradas e um magistrado, 30 servidores e servidoras, seis assessores e assessoras de gabinete, sete credenciados, 11 terceirizados, 12 estagiários, dois voluntários e um servidor cedido.
A equipe trabalha em regime intenso de home office desde o início da pandemia. Nos períodos em que foi possível realizar atividades presenciais, a equipe desempenhou suas funções por meio de rodízio, conforme estabelecido por normativos do Poder Judiciário bem como da Comarca.
A internet favoreceu a prestação de serviços, com a digitalização de processos físicos, permitindo que procedimentos pudessem ser realizados de forma remota. Além disso, a retirada em carga dos autos por agendamento, por parte dos operadores e operadoras do Direito garantiu o acesso aos autos físicos para que os processos físicos não ficassem parados.
Atualmente, o Fórum está fechado deveio a classificação epidemiológica de risco de contaminação e como medida temporária de prevenção ao contágio pela Covid. Por conta disso, está à disposição do público externo com todas as unidades judiciárias da Comarca de por WhatsApp e e-mail