Mais de13 mil processos estão tramitando na comarca de Alta Floresta, embora a maioria seja nas 4 varas cíveis, a vara criminal designou, para limpar a pauta, a realização de júris populares de todos os processos que estavam concluídos. De 02 de outubro a 19 de dezembro, serão realizados 15 julgamentos. Só Notícias apurou que 4 réus já foram julgados neste mês, sendo que ainda estão marcados outros dois julgamentos para os dias 19 e 23.
Em novembro haverá júris nos dias 09, 16, 22, 27 e 29. Em dezembro, nos dias 05, 07 12 e 19. A comarca de Alta Floresta é de terceira entrância, jurisdicionada pelos juízes Marcelo Sebastião Prado de Moraes (diretor do fórum), Rachel Fernandes Alencastro, Leonardo de Campos Costa e Silva Pitaluga, Milena Ramos de Lima e Souza e Cleber Luis Zeferino de Paula.
Jurisdicionam também na Comarca os representantes do Ministério Público, Audry Thomaz Ility, Henrique Schneider Neto e Marcelo Caetano Vacchiano e um defensor público estadual, Alex Campos Martins. A Comarca conta ainda com uma Delegacia Municipal de Polícia Judiciária Civil,