PUBLICIDADE

Comando da Aeronáutica confirma vistoria para homologação de equipamento no aeroporto de Sinop

PUBLICIDADE

O Comando da Aeronáutica, vinculado ao Ministério da Defesa, confirmou para o próximo mês a vistoria de homologação técnico-operacional da Estação Prestadora de Serviços de Telecomunicações e de Tráfego Aéreo (EPTA). O ofício assinado pelo chefe de divisão de operações, tenente coronel aviador Sérgio Roberto Rodrigues Silva, foi encaminhado à prefeita Rosana Martinelli (PR), esta semana.

Conforme o documento, o Cindacta IV, de Manaus, irá enviar uma equipe técnica formada por cinco militares que farão a vistoria técnico-operacional na EPTA categoria “A”, entre os dias 5 e 7 de setembro, no Aeroporto Municipal Presidente João Batista Figueiredo.

“Esse é mais um marco desse nosso empenho em melhorar as condições de pousos e decolagens em nosso aeroporto. Estamos felizes por essa notícia de que será feita a vistoria técnica e vamos continuar trabalhando, porque essa é uma primeira etapa, também temos as ações e todo um esforço coletivo envolvendo também as entidades para a certificação IFR”, explicou a secretária municipal de Planejamento, Finanças e Orçamento, Ivete Mallmann.

Além da EPTA e dos PAPI’s (Indicador de Precisão de Trajetória de Aproximação), a Prefeitura tem trabalhado nas etapas de certificação, começando pelo desenvolvimento da RNAV (Area Navigation), que é um método de navegação que aperfeiçoa a operação de aeronaves em condições de baixa visibilidade.

O RNAV funciona como uma carta de voo com uma rota de aproximação do aeroporto traçada, lida com sinal de GPS, que guia o piloto para o procedimento de pouso em condições pouco favoráveis. "Esse procedimento é importante, porque facilitará e dará segurança aos pilotos no momento do pouso, sendo um componente da certificação IFR", explicou Ivete.

Todas as ações envolvendo o aeroporto municipal foram desenvolvidas em conjunto com as União das Entidades de Sinop (Unesin – formada por 25 entidades). Uma comissão com cinco representantes acompanha todo o processo, por meio da consultoria da empresa Phenix AirPort Management, representada pelo Comandante Hammer, contratada pelas entidades, e que faz os trabalhos de assessoria e consultoria.

As informações são da assessoria.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Suplente de vereador morre em acidente de carro em rodovia de Mato Grosso

Francisco Antônio de Matos, 62, morreu em um grave...

Prefeitura de Lucas abre seletivo com salários de até R$ 22 mil

A prefeitura de Lucas do Rio Verde divulgou hoje...

UFMT Sinop abre inscrições para seletivo de professor de medicina veterinária

A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) publicou edital de...
PUBLICIDADE