quarta-feira, 11/dezembro/2024
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Com poucos funcionários, atendimento no INSS em Alta Floresta é crítico

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A situação de atendimento no Posto de Benefícios do Instituto Nacional de Seguridade Social em Alta Floresta atingiu o que se pode considerar uma condição crítica. São apenas dois servidores (incluindo a chefe do posto) para realizar o atendimento aos usuários dos serviços do INSS. Ontem, por exemplo, mais de 150 pessoas passaram pelo local, sendo obrigadas a aguardar pelo atendimento.

Segundo a chefe do posto, Janice de Paula Nantes, a dificuldade está sendo criada pelo fato do instituto não estar atuando com sua capacidade normal, com quatro atendentes. Ela acredita que o problema deve persistir durante o período eleitoral.

“Estou aqui fazendo um apelo também para o pessoal estar utilizando os meios alternativos, tanto de agendamento eletrônico que a gente está tendo, e através do 0800 780191 pra estar tendo acesso aos demais serviços que não tem necessidade de vir ao posto”, destaca Janice. Consulta de benefício, por exemplo, é um desses serviços. A perícia médica será realizada a partir do dia 25, o que reduz a presença de pessoas na sede do instituto.

“Só depois do dia 25, 26 que eu peço para o pessoal ta vindo aqui, pra estar fazendo alguma coisa”, salienta.

Dos quatro servidores que atuam no atendimento, dois pediram afastamento, um por problemas pessoas e o outro em razão de ter se candidatado para concorrer a uma vaga na Assembléia Legislativa nas eleições de outubro.

“Ta sobrecarregando, a gente ta ficando sem almoço, a gente está trabalhando mais do que a gente pode”, explica Janice, relatando que as senhas não estão sendo limitadas, a exceção dos casos onde o usuário reside em Alta Floresta e pode retornar no dia seguinte. “A gente está pedindo para o pessoal vir um pouquinho mais com calma, porque a gente ta numa situação delicada”, reconhece.

Janice já expôs o problema aos dirigentes do INSS em Cuiabá, mas o período eleitoral impede a contratação de pessoal para fazer esse atendimento. Segundo ela, esse problema afeta outras agências do Estado.

O Posto de Benefícios do INSS conta com um funcionário cedido pela Prefeitura de Paranaíta. Um outro servidor, esse cedido pela prefeitura Altaflorestense, está de licença médica, devendo retornar no dia 17. “Assim que a gente normalizar, todos os trabalhos voltam ao normal”, torce Janice.

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