A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e a Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) realizam na próxima semana, entre os dias 29 e 31, no Museu Rondon de Etnologia e Arqueologia (Musear) em Cuiabá, o “Expansão do Agronegócio e Conflitos Socioambientais no Mato Grosso Contemporâneo”.
O evento tem transmissão online e está com inscrições abertas através do site. A programação prevê a presença de convidados participantes de outras universidades brasileiras e estrangeiras – como a University of Innsbruck (Áustria) e University of Miami (EUA). Na palestra de abertura, o professor Martin Coy, da Áustria aborda o tema “De projetos de colonização particular a cidades do agronegócio. 38 anos de pesquisa no norte de Mato Grosso (Sinop e região)”. Em complemento, a primeira mesa aborda o tema “Expansão do agronegócio no Mato Grosso Contemporâneo e impactos socioeconômicos”.
O dia seguinte tem duas mesas, além de oficinas temáticas. A primeira mesa do dia é “Direitos Humanos e Povos Indígenas em Mato Grosso” e a segunda “Soberania alimentar e saúde Mental – impactos do agronegócio e resistências populares”. O último dia é da Mesa “Conflitos socioambientais contemporâneos” e da palestra de encerramento “Impactos do Agronegócio na Saúde”. A organização do evento é do Núcleo do Estudos Rurais e Urbanos.
A iniciativa une os Departamentos de História (UFMT), o Instituto de Geografia, História e Documentação (IGHD/UFMT) com o Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS/UFR).
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.