O Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público (Sintep) de Colíder aprovou o reajuste de 13,1% para professores, zeladoras, merendeiras, motoristas e técnicos administrativos das escolas proposto pelo prefeito Nilson Santos. Os salários serão corrigidos já na folha de fevereiro. Colíder passa a ser o primeiro município do Estado a aplicar o índice para todos os profissionais da educação.
A presidente do sindicato, Edina Martins de Oliveira, comemorou o reajuste e disse, ao Só Notícias, que é fruto das reivindicações cobradas durante a greve do ano passado. “O prefeito sabia que se não pagasse haveria risco de paralisarmos as atividades novamente. Ano passado foi difícil, mas agora é uma vitória e ficamos mais tranquilos para este ano”.
Conforme Só Notícias já informou, o percentual foi apresentado pelo prefeito em encontro com técnicos e membros do sindicato dos trabalhadores buscando um alinhamento entre as partes com relação a pauta de itens solicitadas pela classe ainda em 2014, quando o Sintep cobrou 12 itens, sendo que 9 foram atendidos.
Quanto à solicitação sobre o redimensionamento de alunos das escolas municipais para estaduais, o município informou que vai continuar analisando. “O redimensionamento de matrícula é extremamente necessário, para que a Secretaria Municipal de Educação cumpra a legislação, quanto à oferta da educação fundamental, assegurando o enxugamento da folha de pessoal e criando condições de melhoria salarial, o redimensionamento de 600 alunos, por exemplo, gera uma economia de aproximadamente R$ 850 mil por ano no gasto com pessoal”, explicou Edina.