quinta-feira, 25/abril/2024
PUBLICIDADE

Colíder entra em estado de alerta por risco de surto de dengue

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: Nina Silva/assessoria)

A prefeitura de Colíder (150 quilômetros de Sinop) iniciou, hoje, uma campanha preventiva de combate ao mosquito transmissor de dengue, zika e chicungunya. O técnico responsável pelo Departamento de Vigilância em Saúde, Rogério Nunes da Silva informou que foram registradas, em janeiro, 15 notificações de dengue. Um caso foi confirmado e o restante aguarda a conclusão dos exames laboratoriais. “As agentes de endemias estão encontrando nas residências uma quantidade bem grande de larvas”.

Segundo a assessoria, o Departamento de Vigilância em Saúde emitiu um alerta para que a população redobre os cuidados necessários para evitar focos do aedes aegypti. Desde esta segunda-feira, equipes estão vistoriando terrenos baldios e quintais e orientando moradores.

“Só para ter uma ideia, o índice preconizado como satisfatório, sem risco para a população, é menor de 1%. E em Colíder, atualmente, foram encontrados nas primeiras duas semanas de janeiro 8,3% de índice predial e o Índice de Breteau [valor numérico que define a quantidade de insetos em fase de desenvolvimento encontrados nas habitações humanas pela quantidade de total vistoriada] de 11,3%”, alertou Rogério.

A Secretaria Municipal de Saúde também está em alerta para um possível risco de surto de dengue. Rogério afirmou que os dados, em comparação com os registros de anos anteriores, são preocupantes. “Não são casos de dengue ainda. Mas se essas larvas do mosquito forem contaminadas pelo vírus da dengue, da zika e da chikungunya, podem ocasionar um surto dessas doenças em Colíder”.

Ainda conforme a assessoria, a prefeitura está notificando proprietários de terrenos baldios.“O que a gente está realizando é uma campanha preventiva, visitando todas as residências, para convidar a população para observar o seu quintal, eliminar locais com acúmulo de água, lavar os recipientes com água e sabão para evitar a presença da larva do mosquito. As agentes de endemias também estão orientando os moradores”, disse Rogério Nunes.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Juara vai definir empresa para implementação de monitoramento urbano

O procedimento licitatório, definido para dia 7 do próximo...

Motociclista atinge carreta estacionada e morre em Sinop

Um motociclista morreu, há pouco, após sofrer um acidente...

Ministério Público notifica Várzea Grande para impor limites a carretinhas de som

O Ministério Público do Estado de Mato Grosso notificou...
PUBLICIDADE