Um curso de saneamento ambiental, voltado especialmente para servidores públicos responsáveis pela coleta de lixo, foi oferecido pela prefeitura em parceria com o Centro Estadual de Educação Profissional e Tecnológica (Ceprotec), Sociedade Formigas, Escritório Regional de Saúde, Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) e Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Alta Floresta (Sispumaf).
Durante o curso de 120 horas com 39 dias de duração, os alunos tiveram a oportunidade de obter conhecimentos sobre a destinação correta do lixo. “Antes nós trabalhávamos com um tratorzinho com quatro carretas atrás, então era transtorno para nós e para a população. Com o caminhão caçamba nós levávamos os setores E e G em duas viagens, agora nós levamos os dois setores em uma viagem”, conta Laércio da Silva, servidor público há 12 anos.
Após o encerramento, a prefeita Maria Izaura entregou novos uniformes aos agentes ambientais. Feito em amarelo e vermelho e com um colete luminoso, facilitará a identificação dos servidores municipais, principalmente os que trabalham na madrugada recolhendo o lixo para que o caminhão faça a coleta pela manhã.
A prefeita destacou que “a preocupação é que esse serviço seja feito com qualidade para a população e que os nossos trabalhadores possam trabalhar com mais consciência, maior segurança sabendo da importância do trabalho que eles desenvolvem”, comentou.
Valdenice Alves, presidente da Sociedade Formigas, também destacou que “para o programa de saneamento ser realmente implantado é necessário que a comunidade participe. Então fazemos uma avaliação positiva tendo os agentes ambientais como parceiros e multiplicadores da proposta”.