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Cobranças e consultas na Ouvidoria da Justiça de Mato Grosso aumenta 200%

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A Ouvidoria do poder Judiciário registrou um crescimento de 200% nas manifestações realizadas este ano, pela população. O aumento, segundo a diretora de departamento da Ouvidoria-Geral Judiciária, Karine Lima, é devido à celeridade nas respostas às demandas. Essas respostas são realizadas pelo mesmo meio utilizado pelo cidadão em sua manifestação (telefone, fax, carta, e-mail, caixa coletora ou pessoalmente).

Outro fator apontado pela diretora Karine Lima para o grande aumento do número de manifestações é a divulgação dos seis canais de acesso do cidadão à Justiça mato-grossense e o fato das comarcas instalarem caixas coletoras em suas sedes. “O aumento na procura pela Ouvidoria é muito positivo. Somente com a participação dos jurisdicionados, da população que realmente é atendida pela Justiça, e pelos operadores do direito é que conseguiremos verificar onde estão os erros e, assim, melhorar a prestação jurisdicional”, destacou a diretora.

Desde que foi instalada, em 18 de setembro de 2007, a Ouvidoria registrou um total de 729 manifestações. No ano passado, durante os primeiros cento e quatro dias foram registradas 403. Neste ano, no período que compreende o mês de janeiro e os 14 primeiros dias de fevereiro, esse número chegou a 327 manifestações, sendo 44 realizadas por cidadãos que utilizaram os canais de acesso apenas para elogiar o Judiciário. Os outros tipos de manifestações foram para sugerir melhorias, fazer críticas construtivas e denúncias.

Conforme Karine Lima, das manifestações, 62% já receberam retorno ao assunto demandado. Somente em 2008, já foram respondidas 163. “O cidadão, quando recebe uma resposta a sua demanda, ela é fundamentada com embasamento técnico”, frisou a diretora. Ela informou também que atualmente estão em fase de conclusão 251 manifestações para o envio de respostas aos cidadãos.

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