PUBLICIDADE

Cidade no Nortão decreta situação de emergência após queda na arrecadação devido a estiagem

PUBLICIDADE

O prefeito de União do Sul (179 quilômetros de Sinop), Ildo Ribeiro de Medeiros, declarou situação de emergência após queda na arrecadação ocasionada pela estiagem, que afetou a produção agrícola, principal base da economia do município. No decreto publicado no Diário Oficial do Estado, o gestor aponta que o cenário atual acarretará consequências sérias para a situação econômica e social da população.

Conforme as estimativas apresentadas pelo prefeito, cerca de 30% da colheita de soja da última safra sofreu interferência falta de chuvas precoce. A situação, segundo ele, é responsável por desencadear, até o momento, redução de 80% da produtividade da colheita do milho, em relação à média dos últimos anos. Ildo citou, inclusive, “perdas totais” em diversas lavouras.

O decreto tem validade de 90 dias, podendo ser prorrogado por igual período. O documento garante a mobilização do Sistema Estadual de Defesa Civil, para desencadear o Plano Emergencial de Resposta aos Desastres.

Neste ano, ao menos 20 municípios mato-grossenses tiveram situação de emergência decretada. Equipes da Secretaria de Cidades (Secid) e Defesa Civil promoveram visitas em diversas regiões do Estado devido a situações críticas provocadas por chuvas intensas, erosão, tempestades e estiagem. Entre os municípios do Nortão afetados estão Sorriso e Ipiranga do Norte.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Incêndio de grandes proporções atinge área de mata em Sinop

Um incêndio de grandes proporções atingiu uma área de...

Caminhonete capota após colidir com carro em Sinop

A batida ocorreu entre uma caminhonete Toyota Hilux e...

Bombeiros combatem incêndio em mercearia de Lucas do Rio Verde

O Corpo de Bombeiros conteve um incêndio, hoje à...

Comerciante que morreu em acidente com carreta em Sinop será sepultado neste domingo

O comerciante do ramo de calçados, Adriano Pereira Silva,...
PUBLICIDADE