quinta-feira, 18/julho/2024
PUBLICIDADE

Chuvas poderão atrasar entrega da sede da Embrapa Sinop

PUBLICIDADE

As constantes chuvas poderão atrasar a entrega da nova sede da Embrapa, que está em fase final de construção. “A previsão contratual é de entregar até a primeira quinzena de abril, mas com toda essa chuva e como tem ainda grande parte da obra de arte, não sabemos se fica pronto até lá”, explicou ao Só Notícias o chefe administrativo, Tenisson Waldsow de Souza. “É capaz de atrasar um pouco, mas sai ainda esse semestre”, acrescentou.

De acordo com ele, a partir de fevereiro, quando as chuvas poderão diminuir, ficará mais fácil de prever a entrega da obra. Os investimentos são de aproximadamente R$ 30 milhões, segundo Tenisson. Destes, R$ 15 milhões corresponde ao aplicado na obra. Os demais valores abrangem equipamentos e mobiliários.

Mesmo sem a sede pronta, os trabalhos da Embrapa estão sendo desenvolvidos. Os aprovados no último concurso público, ano passado, já começaram a ser convocados e, atualmente, a unidade conta com aproximadamente 60 funcionários. “Temos 23 pesquisadores concursados que já foram chamados e estamos trabalhando, planejando as atividades deste ano”, afirmou Tenisson.

“Vai ter um ciclo de implantação. Vamos começar com aproximadamente 115 servidores e, durante o ciclo de formação, que vai de 2 a 3 anos para concluir, devem aumentar para 130 a 150 empregados. Depois temos toda a gama de estagiários e bolsistas que chegará a 200 pessoas atuantes”, afirmou.

Conforme Só Notícias já informou, a Embrapa está sendo instalada em uma área de 612 hectares, localizada a aproximadamente 800 metros do aeroporto. O centro em Sinop é considerado estratégico, pois há possibilidade de pesquisar biomas como o Amazônico, Cerrado e Pantanal. Mato Grosso possui 48 milhões de hectares de terras agricultáveis.

A unidade deverá coordenar e integrar ações de pesquisa, desenvolvimento e inovação, em sistemas integrados de produção de alimentos, fibras, florestas e agroenergia para o desenvolver tecnologias com foco na preservação e na sustentabilidade.


COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Dados de satélite indicam redução no número de focos de calor em Mato Grosso

Dados do Programa BDQueimadas do Instituto Nacional de Pesquisas...

Homem fica ferido em colisão entre carro e moto em Sinop

Um homem ficou ferido em um acidente no setor...

Coruja é resgatada em área de risco por morador de Sorriso

O filhote de coruja suindara (tyto furcata), também conhecida...
PUBLICIDADE