A comissão de Defesa Civil sugeriu hoje ao prefeito Dilceu Rossato que decrete situação de emergência devido as fortes chuvas em Sorriso que tem causado sérios prejuízos para muitos produtores que estão perdendo parte das produção de soja. Pelo menos 10% da safra em Sorriso – campeão brasileiro em produção de soja- foram perdidos.
Há muita apreensão quanto ao surgimento de uma nova crise ocasionando redução de de empregos e inadimplência no comércio local. Rossato solicitou que a Superintendência de Defesa Civil Estadual faça uma avaliação da situação
As chuvas já deixaram estradas interrompidas e outras intransitáveis, oferecendo riscos iminentes de acidentes, além de impedir o acesso de transportadores. Além disso, algumas ruas foram prejudicadas em alguns bairros como o Jardim Amazônia e o São Matheus. Nestes locais, a força da água destruiu logradouros, informa a assessoria.
Segundo a Secretaria Municipal de Ação Social, algumas famílias acabaram abandonando residências em bairros populares tendo em vista os riscos que oferecem, forçando a administração municipal a criar soluções urgentes para abrigá-los.
Com estado de emergência decretado pela prefeitura e homologado pelo governo estadual, os municípios podem receber verbas do governo federal para arrumar estradas, pontes e auxiliar desabrigados.