quinta-feira, 25/abril/2024
PUBLICIDADE

Chuvas causam transtornos em bairros e área rural de Nova Mutum

PUBLICIDADE

Chove em praticamente todo município de Nova Mutum desde a noite de ontem. Mas, a chuva que está sendo sinônimo de alívio para muitos agricultores, está mais uma vez causando transtornos para moradores dos bairros Colina, Parque do Sol, Jardim Imperial, Bela Vista e também no Distrito Industrial Sul. Em dois deles, Parque do Sol e Colina, a situação é mais crítica, tendo em vista o acúmulo de água nas ruas, dificultando o trânsito de veículos e pessoas, além de causar muitos estragos.

O problema tem origem histórica. Os dois bairros foram povoados no início da década passada, quando Nova Mutum ainda não dispunha de um Plano Diretor. O cerrado foi desmatado de forma irregular, sendo que dois bairros inteiros foram construídos onde era a nascente do Córrego Bujuizinho, que corta a cidade no sentido sul/norte. O córrego secou, mas em época de chuva, como agora, a água corre em busca de um leito que não existe mais e a conseqüência são ruas alagadas e deterioradas.

A solução do problema existe e custa caro. De acordo com o Departamento de Engenharia da Prefeitura Municipal é necessário fazer toda a parte de drenagem e galerias pluviais dos bairros citados. A administração municipal está trabalhando no sentido de resolver o problema. Um projeto com este objetivo está em tramitação no Ministério da Integração Nacional. O projeto já foi protocolado, mas deve passar por adequações para que seja aprovado e receba verbas do Orçamento da União.

Outra sinalização positiva é a possibilidade de parceria com o Governo do Estado. Este foi um dos assuntos tratados em reunião na manhã de hoje em Nova Mutum. Na ocasião esteve no município o secretário de estado da Casa Civil, Luiz Antônio Pagot e equipe técnica. “Nós vamos solucionar este problema”, afirmou o prefeito Adriano Pivetta. Ele destaca que algo deverá ser feito pela Prefeitura, mas que a ajuda do governo, seja estadual ou federal, será decisiva.

A prefeitura já está com o projeto de drenagem concluído e outro que prevê o asfaltamento dos bairros Colina e Parque do Sol, em fase de conclusão. O próximo passo, segundo Adriano, é fazer um levantamento de quanto será necessário investir. As secretarias municipais de Administração e de Obras, Viação e Serviços Urbanos, também estão fazendo um levantamento detalhado da situação com o objetivo de acionar a Defesa Civil.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Dois morrem em colisão entre caminhões e carreta na BR-163 em Nova Mutum

O acidente envolvendo dois caminhões VW brancos e uma...

Juara vai definir empresa para implementação de monitoramento urbano

O procedimento licitatório, definido para dia 7 do próximo...

Motociclista atinge carreta estacionada e morre em Sinop

Um motociclista morreu, há pouco, após sofrer um acidente...
PUBLICIDADE