Três municípios já decretaram situação de emergência por causa das chuvas em Mato Grosso. Os pedidos foram encaminhados para a Defesa Civil pelas prefeituras de Nova Maringá, Alto Boa Vista e Nova Marilândia. As enxurradas provocadas pelas fortes chuvas de dezembro, estão deixando estradas intransitáveis.
Na pequena cidade de Nova Maringá, que possui 6.590 habitantes, alguns bairros também estão ficando ilhados. Segundo o prefeito Oscar José de Carvalho, em apenas 4 dias, choveu 300 milímetros no município.
A maioria das ruas ficou intransitável por causa das erosões e os 2 rios que cortam a cidade também estão sendo afetados, já que as enxurradas levam terra e lixo para o leito. Famílias que moram nas proximidades temem enchentes. "Todos os anos que consertamos estas erosões, as chuvas vem e levam tudo de novo. Precisamos de um projeto de canalização das águas, mas o município não tem condições de resolver estes problemas sozinho, não temos recursos".
Com o decreto de situação de emergência homologado pela Defesa Civil, os municípios passam a ter prioridade no trâmite de processos para conseguir recursos junto ao Ministério da Integração Nacional, em Brasília. Mas antes disso, uma vistoria técnica é feita pelo órgão.
Segundo o gerente do Centro de Monitoramento de Risco e Desastres da Defesa Civil de Mato Grosso, Mário Oliveira, o trabalho para avaliar os prejuízos nos 3 municípios prejudicados já começou. "Os pedidos são encaminhados para a Defesa Civil nacional quando confirmamos que o município não tem condições de dar resposta aos danos sozinho, precisando de ajuda do Estado e União".
Conforme ele, até agora, somente o pedido de Nova Marilândia foi analisado. "Nossa equipe esteve no município e constatou que os problemas podem ser resolvidos pela prefeitura, não sendo necessário decreto de estado de emergência. Neste caso, o pedido foi descartado".
O gerente destacou que, a expectativa, é que outras prefeituras decretem situação de emergência nos próximos meses, tendo em vista que o período chuvoso está só começando.
No início do ano passado, 6 tiveram os decretos de situação de emergência homologados pela Superintendência Nacional da Defesa Civil: Comodoro, Peixoto de Azevedo, Cáceres, Guiratinga, Barra do Bugres e Juara.