A Comunidade do Coxipó do Ouro está praticamente isolada com as intensas chuvas que caíram hoje. Vários comércios e casas da parte central do distrito ficaram submersas. Cerca de 100 famílias foram diretamente afetadas pelas inundações com o transbordamento dos rios e córregos, entre eles o rio Claro, afluentes do rio Coxipó, que banha toda região.
Segundo o subprefeito da localidade, Cecílio Marinho Filho, muitos moradores tiveram que deixar suas casas e procurar abrigo em residências de parentes. Várias pontes de madeira estão submersas e a estrada que liga a região da Ponte de Ferro ao distrito foi alagada.
A única opção de acesso é pela rodovia estadual Emanuel Pinheiro (MT-251). A área de abrangência do distrito é imensa, lembra Marinho, tanto que a região do Portão do Inferno, onde pela manhã houve um desabamento de encosta, que caiu sobre a rodovia, também está na área do distrito.
São entre três a quatro mil moradores, entre fixos e flutuantes, que possuem sítios na região e que são visitados em fins de semana. Marinho disse que há anos frequenta a região e nunca se deparou com uma situação tão crítica.
Ele lembra que, na semana passada, a prefeitura realizou um trabalho de patrolamento das estradas de acesso e recuperação de pontes de madeira. Mas todo trabalho ficou debaixo de água. Agora é esperar a água baixar e contabilizar os prejuízos.