quinta-feira, 28/março/2024
PUBLICIDADE

Chuva de meteoros será visível em Mato Grosso esta semana

PUBLICIDADE
Só Notícias/Herbert de Souza (foto: divulgação)

Uma das melhores chuvas de meteoros do ano será visível em Mato Grosso esta semana. A Eta Aquáridas é causada pelo Cometa Halley, o qual, em passagem pelo sistema solar, deixou uma trilha de poeira e detritos. Duas vezes ao ano, a Terra atravessa essa trilha, o que gera as chuvas de meteoros. 

Em Mato Grosso, a taxa estimada pela Associação Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon) é de 39 meteoros por hora, em condições consideradas ideais (noite sem nuvens e em locais afastados das grandes cidades). O matemático Izaac Leite explica, ao Só  Notícias, que a Eta Aquáridas começou na metade de abril, mas atingirá o pico nesta semana, nas madrugadas dos dias 5 e 6. 

“Desde abril (está ocorrendo). Porém, o melhor pico, onde haverá a maior intensidade, será hoje e amanhã. Essa é a primeira. Final do ano temos outra também”, explicou Izaac, que é membro da Associação Brasileira de Monitoramento de Meteoros. 

Segundo a Bramon, a Eta Aquáridas produz uma quantidade maior de meteoros em relação à Oriónidas, segunda chuva causada pela passagem do Halley e que acontece em outubro. A entidade explica ainda que não são necessários equipamentos como telescópios ou binóculos para visualização do fenômeno. 

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Homem que matou mulher na frente do filho no Nortão é condenado a 30 anos de prisão

Wagno Alves Pereira foi condenado pelo tribunal do júri...

Alta Floresta fará sondagem de área para ampliar terminal rodoviário

A administração pública contratou, via dispensa de licitação, serviços...
PUBLICIDADE