sábado, 19/julho/2025
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CGE destaca Ouvidoria como meio de controle pela melhoria da saúde pública

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A Ouvidoria como instrumento de controle pela melhoria da gestão na saúde pública foi tema de palestra da Controladoria Geral do Estado (CGE-MT), ontem. A explanação ocorreu no primeiro dia do Curso de Auditoria e Ouvidoria do Sistema Único de Saúde (SUS), promovido pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), em Cuiabá.

Na oportunidade, o superintendente de Ouvidoria (CGE-MT), auditor Christian Pizzatto de Moura, destacou que a Ouvidoria deve funcionar como instrumento de diálogo e solução de conflitos entre o cidadão e a gestão pública, o que pode, por exemplo, evitar a judicialização excessiva em desfavor do Estado.

O superintendente pontuou também que a Ouvidoria deve se desvencilhar da visão tradicional de atuar apenas para intermediar a resolução de demandas individuais apresentadas pelo cidadão. Segundo ele, a Ouvidoria deve ir além e atuar como instrumento de gestão, propiciando o mapeamento de riscos a partir do controle social.

“As entradas na Ouvidoria permitem o mapeamento dos riscos, a identificação de onde mais ocorre determinado problema, por exemplo, já que, normalmente, o cidadão pode perceber com mais facilidade eventuais falhas da gestão devido ao seu contato direto na prestação dos serviços. Assim, a Ouvidoria é instrumento de cidadania e gestão que deve transformar o foco no cidadão em foco do cidadão na administração pública”.

Nesse contexto, o superintendente explicou que esse caminho tem sido perseguido pela Rede de Ouvidorias do Poder Executivo Estadual, sob a coordenação técnica da CGE-MT. Para tanto, foi incorporada à Ouvidoria Geral (unidade administrativa da CGE-MT) um setor de inteligência a fim de potencializar a produção de informações gerenciais a partir das manifestações do cidadão, agregadas aos bancos de dados do Estado de Mato Grosso.

Segundo ele, o desafio é que as manifestações da sociedade gerem indicadores de risco para subsidiar eventuais auditorias e atividades de correição (responsabilização administrativa de servidores e fornecedores) no âmbito da Controladoria, a fim de dar mais efetividade à integração e à sistematização das macrofunções de controle interno (Ouvidoria, Auditoria, Controle e Corregedoria). 

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