Representantes do comitê de acompanhamento do concurso público, da secretaria municipal de Transportes Urbanos (SMTU) de Cuiabá e da Superintendência de Trânsito e Transportes Urbanos (STU) de Várzea Grande estiveram reunidos ontem para definir as medidas relativas ao transporte dos candidatos para a realização das provas para o cargo de apoio administrativo educacional, de nível fundamental, marcado para o próximo dia 31.
Cerca de 75 mil candidatos estão inscritos para a primeira etapa do concurso público de Mato Grosso, e para isso, 162 estabelecimentos serão utilizados em todo o Estado para o certame, sendo 68 em Cuiabá, 29 em Várzea Grande e 65 no interior.
De acordo com o secretário de Administração, Geraldo de Vitto Jr, o governo estabeleceu novamente o contato com os órgãos para que estes também possam participar do maior concurso público já realizado na história de Mato Grosso. "Mesmo sendo dividido em três etapas, este concurso é um grande evento, por isso, estamos tomando todas as medidas necessárias para que não ocorram transtornos com relação a transporte no decorrer das provas", afirmou.
De Vitto disse que a secretaria primeiramente encaminhou um oficio aos órgãos, e depois agendou a reunião com cada entidade. "Enviamos a relação das escolas selecionadas para o primeiro dia do concurso e recebemos a garantia de que todos vão dar as condições necessárias para ajudar no bom andamento do concurso".
A agente de fiscalização e regulação da SMTU de Cuiabá, Fabiana Rodrigues Santana, afirmou que haverá um aumento nas linhas de ônibus para atender os candidatos. "Três horas antes do início das provas, vamos aumentar a frota e diminuir o tempo de espera dos usuários. A nossa pretensão é que todos os candidatos possam usar o transporte coletivo no dia da prova, porque descongestiona as vias públicas. Para isso, vamos atender a população com um bom número de ônibus nas ruas", enfatizou.
Em Várzea Grande, o superintendente de Trânsito e Transportes Urbanos (STU), Fernando da Silva Sé, informou que o órgão está em fase de reuniões com as empresas de transporte da cidade, mas que a expectativa é que 100% dos ônibus estejam nas ruas no dia 31 de janeiro. "Queremos que os ônibus em Várzea Grande circulem como se fosse um horário de pico durante a semana. Três horas antes do início das provas, ou seja, 10 horas da manhã, os ônibus devem estar rodando na sua totalidade", reiterou.
Os agentes de trânsito também irão trabalhar durante o concurso público e já preparam a estratégia para poder ajudar no trânsito próximo às escolas. "A nossa estimativa é que 50 agentes de trânsito atuem na primeira etapa do concurso, em 15 escolas de grande porte, como Presidente Médice", revelou o diretor de trânsito da SMTU, Dativo Sobrinho.