Dados da pesquisa de informações básicas municipais (Munic) do IBGE apontaram que 99 de 142 cidades de Mato Grosso (69,7%) fizeram uma ou mais ações de acesso a alimentos para a população no ano passado.
Dentre as iniciativas realizadas, o maior número (98) fez distribuição de cestas básicas, seguida pela oferta de refeições prontas (56), oferta de benefício monetário (19) e oferta de ticket ou vale-alimentação (11). Em 61 cidades, pessoas em situação de rua foram beneficiadas; em 131, usuários de programas sociais; e, em 41, catadores de materiais recicláveis.
De acordo com o instituto, os dados são “valiosos para compreender como as diretrizes e estratégias de segurança alimentar e nutricional podem impactar a vida dos cidadãos”, ao mesmo tempo, permite “identificar lacunas e desafios que ainda persistem no alcance da universalização do direito à alimentação”.
Em relação à existência de restaurante popular, apenas quatro municípios, assim como Sinop, possuem unidade sob responsabilidade da gestão municipal. Outros quatro também possuem mercado popular sob gestão pública.
A pesquisa também mostrou que 50 municípios possuem estrutura de segurança alimentar, sendo um com secretaria exclusiva, sete com secretaria em conjunto com outras pastas, 40 com setor subordinado a outra secretaria e dois com setor subordinado diretamente à chefia do executivo.
A amostra não divulgou dados específicos por municípios, apenas por unidade federativa e não considerou Boa Esperança do Norte (vizinho de Sorriso), criado em 2023.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.


