No próximo dia 9, estarão acontecendo em todo o Estado, as eleições para a presidência do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CREA) de Mato Grosso.
Em Sinop, a votação será realizada na sede do conselho, na rua das Aroeiras, 504, no centro, das 08:00h às 20:00h. Cerca de 300 profissionais devem votar. A votação não será obrigatória mas, apenas permitida para os profissionais que encontram-se em dia com registro e mensalidade correspondente a sua unidade regional.
A votação será para eleger o presidente, não remunerado, do próximo triênio. Além da presidência do Crea, também será definido o novo presidente do Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Confea), cujo atual é o engenheiro civil Wilson Lang.
Duas chapas disputam a presidência do conselho regional, sendo uma encabeçada por Jair José Durigon, engenheiro agrônomo, de Cuiabá, e outra por Tarcísio Bassan, engenheiro civil em Várzea Grande.
Jair era o atual presidente do Crea, mas pediu afastamento para concorrer as eleições. Ele havia assumido o cargo desde o último dia 13, quando o presidente Sátyro Phol Moreira de Castilho, 75 anos, morreu vítima de câncer no pulmão. Após o afastamento de Jair (vice-presidente da chapa de Sátyro), quem assumiu o cargo foi o 2º vice-presidente, Marcos Luiz, engenheiro civil.
O Crea é um órgão público Federal. Tem o objetivo de controlar o exercício profissional dos filiados, garantindo, assim, que em qualquer obra de engenharia tenha a participação de um profissional ou uma empresa habilitada e fiscalizando se as obras realizadas condizem com a qualidade exigida pelas normas técnicas recomendadas.
O conselho é quem habilita o profissional técnico a atuar após sua formação acadêmica e pode restringir suas atividades profissionais, com a advertência reservada até o cancelamento do registro profissional, na constatação de irregularidades. Dos cerca de 18 mil filiados cerca de 4 mil devem votar em todo o Estado de Mato Grosso.