sexta-feira, 26/abril/2024
PUBLICIDADE

Cerca de 300 engenheiros votarão em Sinop na escolha de presidente do CREA

PUBLICIDADE

No próximo dia 9, estarão acontecendo em todo o Estado, as eleições para a presidência do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CREA) de Mato Grosso.

Em Sinop, a votação será realizada na sede do conselho, na rua das Aroeiras, 504, no centro, das 08:00h às 20:00h. Cerca de 300 profissionais devem votar. A votação não será obrigatória mas, apenas permitida para os profissionais que encontram-se em dia com registro e mensalidade correspondente a sua unidade regional.

A votação será para eleger o presidente, não remunerado, do próximo triênio. Além da presidência do Crea, também será definido o novo presidente do Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Confea), cujo atual é o engenheiro civil Wilson Lang.

Duas chapas disputam a presidência do conselho regional, sendo uma encabeçada por Jair José Durigon, engenheiro agrônomo, de Cuiabá, e outra por Tarcísio Bassan, engenheiro civil em Várzea Grande.

Jair era o atual presidente do Crea, mas pediu afastamento para concorrer as eleições. Ele havia assumido o cargo desde o último dia 13, quando o presidente Sátyro Phol Moreira de Castilho, 75 anos, morreu vítima de câncer no pulmão. Após o afastamento de Jair (vice-presidente da chapa de Sátyro), quem assumiu o cargo foi o 2º vice-presidente, Marcos Luiz, engenheiro civil.

O Crea é um órgão público Federal. Tem o objetivo de controlar o exercício profissional dos filiados, garantindo, assim, que em qualquer obra de engenharia tenha a participação de um profissional ou uma empresa habilitada e fiscalizando se as obras realizadas condizem com a qualidade exigida pelas normas técnicas recomendadas.

O conselho é quem habilita o profissional técnico a atuar após sua formação acadêmica e pode restringir suas atividades profissionais, com a advertência reservada até o cancelamento do registro profissional, na constatação de irregularidades. Dos cerca de 18 mil filiados cerca de 4 mil devem votar em todo o Estado de Mato Grosso.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Homem morre após cair de moto em Sorriso

Willians Roberto Prates da Silva morreu esta manhã em...

Prefeitura contrata show da cantora Paula Fernandes para reveillón no Nortão

A prefeitura de Santa Carmem (35 quilômetros de Sinop)...
PUBLICIDADE