Técnicos do Centro de Processamento de Dados do Estado de Mato Grosso (Cepromat) apresentaram o sistema de Controle de Conflitos Agrários à Casa Militar do Governo de Mato Grosso, para os militares coronel Ildomar Macedo e tenente-coronel Cleucimar Rabelo, na tarde desta sexta-feira (6), na Sala de Reuniões do Palácio Paiaguás.
A ferramenta, que será usada pela Casa Militar no acompanhamento de ações judiciais, possibilita a integração de todas as informações processuais, desde a abertura do pedido de reintegração de posse à decisão final, para todos os setores responsáveis pelo processo.
De acordo com o gerente do projeto, Cleberson Gomes, por meio do sistema de informatização será possível monitorar o andamento em cada setor, da abertura quando chega à unidade da Polícia Militar, passando pelo Comando Regional, Comando Geral, Secretaria de Estado de Segurança Pública e Comitê, que define a medida a ser tomada.
"Deste modo, é possível haver controle efetivo e saber com mais agilidade as medidas tomadas em cada âmbito de competência e dar sequência no momento em que chega a informação via sistema", explica o gerente.
Segundo o tenente-coronel Cleucimar Rabelo, o objetivo da Casa Militar com a informatização é oferecer rapidez na gestão de conflitos. "A junção dessas informações facilita o controle e o monitoramento desse trabalho. Nossa expectativa é dar mais celeridade ao serviço", destaca.
O presidente do Cepromat, Djalma Soares, explica que o objetivo da empresa é que todas as secretarias, independente de porte, tenham a possibilidade de informatizar seus processos de trabalho, buscando assim, agilidade na solução dos problemas. "O sistema de resolução de conflitos agrários é prova do que podemos fazer em pouco tempo, em 60 dias, desenvolvemos um sistema de grande necessidade para os órgãos envolvidos".
A homologação do serviço ocorre na próxima quinta-feira (12), mesma data em que os técnicos irão treinar e realizar simulações com os representantes dos setores que irão usar o novo sistema.