segunda-feira, 29/abril/2024
PUBLICIDADE

Centro de solução de conflitos e cidadania será instalado em Nova Mutum

PUBLICIDADE

O Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do Tribunal de Justiça instalará, na sexta-feira (5), às 10h30, o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania na Comarca do município, em um prédio próprio em frente ao fórum. De acordo com a juíza e coordenadora do Centro, Helícia Vitti Lourenço, a equipe de conciliadores e mediadores é formada por 22 pessoas, entre bacharéis e estudantes de Direito, psicólogos, entre outros profissionais. Os voluntários, após passarem por uma triagem de perfil, participaram de um treinamento de uma semana oferecido pelo Tribunal de Justiça.

Além disso, por meio de uma parceria com a Defensoria Pública, serviços na parte de cidadania serão oferecidos. “Nossa intenção é ampliar os trabalhos prestados à população e oferecer assessoria jurídica, assistência social e psicológica de forma gratuita”, explica a juíza.

Tramitam na comarca aproximadamente 15 mil processos, distribuídos em duas varas. A magistrada ressalta que com a inauguração do Centro a expectativa é baixar este estoque. “Tenho certeza que a conciliação vai dar mais agilidade ao Judiciário, principalmente nos casos que ainda estão em sua fase pré-processual”.

A solenidade contará com a participação da presidente do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos, desembargadora Clarice Claudino da Silva, o juiz Hildebrando Costa Marques, coordenador do Núcleo, o prefeito de Nova Mutum, Adriano Pivetta, o presidente da Câmara, delegados, promotores, defensores públicos e representantes da sociedade civil. Haverá ainda apresentação da Companhia Sinfônica do município e a visita ao prédio onde será o novo Centro.

Os Centros Judiciários estão subordinados ao Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do Tribunal de Justiça de Mato Grosso. Até o final da gestão do presidente Orlando Perri, a Justiça mato-grossense contará com 33 Centros Judiciários instalados nas comarcas do Estado, além da Central de Segundo Grau que funciona no Tribunal de Justiça na capital.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE