O Cetec – Centro Tecnológico de Formação Profissional- de Lucas do Rio Verde, resultado da parceria entre a Fundação Rio Verde, prefeitura e Ministério da Educação, está com as obras em fase de acabamento. O projeto foi idealizado para atender a demanda de mão-de-obra qualificada do mercado e incentivar o desenvolvimento tecnológico local e regional. O centro oferecerá educação profissionalizante nos níveis básico, técnico e e tecnológico. A obra começou em julho e a previsão é que seja inaugurado e entre em funcionamento no início do próximo ano. No nível básico, serão oferecidos cursos de aprendizagem e qualificação básica, nas áreas do comércio, administração, agropecuária e informática, atendendo uma média de 1.400 alunos ao ano.
No nível técnico será oferecida qualificação técnica, habilitação, especialização e aperfeiçoamento técnico. Só Notícias apurou que a intenção é oferecer os seguintes cursos: técnico em administração rural, técnico em mecanização agrícola e técnico em informática, atendendo cerca de 80 alunos por ano. No nível tecnológico serão oferecidas graduação, pós graduação e extensão.
Cinquenta porcento das vagas serão gratuitas, através de convênio firmado com o MEC/PROEP. Na parte civil da obra, estão sendo investidos R$907,5 mil.